Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

A 'Fina Estampa" de Lília Cabral dá porrada no telespectador medíocre

Desde 2005 quando interpretou a maléfica Marta de Páginas da Vida, que os autores e o público - tardiamente - descobriram o talento da poderosa Lília Cabral
Rafael França
Se a Dama do Teatro é Fernanda Montenegro, da TV pode-se dizer, sem exagerar, que é Lília Cabral, após acumular papéis secundários e de sucesso, diga-se de passagem, em novelas como Tieta (1989), História de Amor (1995) e Laços de Família (2001), Lília foi finalmente levada ao mais alto patamar da qualidade profissional pelas mãos do competentes e emotivos Manoel Carlos e Jayme Monjardim, na estreia de parceria desta dupla, em uma novela repleta de emoção com uma personagem polêmica, que variava entre a agressividade e a verdade.
Marta era tida como uma inconsequente, renegou a neta 'com defeito' - Clara (Joana Mocarzel) era portadora de Síndrome de Down - e viveu às turras com o marido covarde e o filho vagabundo, ao herdar um neto chato da filha morta, que engravidara em um intercâmbio na Europa. Era a crueldade em pessoa, mas ao mesmo tempo, a personagem mais humana da novela. Foi a primeira vez que uma atriz brasileiro foi indicada ao Emmy Internacional, cinco anos depois, o mesmo feito Lilia Cabral foi novamente indicada pela personagem Tereza de Viver a Vida.
Griselda um exemplo de mãe que criou três filhos e um neto sozinha, foi abandonada pelo marido e sem medo de trabalho enfrenta - literalmente - qualquer parada. Com toda sua esquisitice e sua beleza nada convencional ela transborda sutileza, foge da mocinha 'mi mi mi' e é nada mais que a protagonista verdadeira da vida, típica do novelista Aguinaldo Silva.
Mas Lilia Cabral transformou a personagem em algo muito mais que uma protagonista 'passadora de mensagens' é um exemplo de humildade e dignidade que o brasileiro precisa se espelhar, é uma porrada encima da outra demonstrando todo seu talento como uma das maiores atrizes do mundo. É a dignidade contra a mediocridade humana.

Fina Estampa
Às 21hs, Globo.
Excelente.

Postar um comentário

0 Comentários