Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Jornalismo: "Veja", vamos apurar?


Quem faz estuda jornalismo ou até mesmo aqueles que já se meteram em fofoca no dia-a-dia, sabe que antes de tudo e qualquer coisa o mais importante é apurar. O senso comum, dentro de toda sua sabedoria, sabe que antes de acreditar em tal fofoca, procura saber se é aquilo mesmo que está acontecendo, claro que existem exceções para tudo, mas é normal, apurar os fatos.
A revista Veja, uma das revistas semanais mais lidas e influentes do jornalismo brasileiro (há quem odeie e há quem acredite) 'caiu' em uma armadilha nas últimas semanas (Edição 2436, Página 70), após publicar uma reportagem que 'denunciava' uma conta em nome do senador Romário em um paraíso fiscal suíço.
Ele já tinha dado de ombros para a reportagem, mas ontem (5) a revista publicou em seu site e redes sociais um pedido de "desculpas ao senador Romário e aos seus leitores", após um relatório do banco suíço notificar o senador oficial do conteúdo falso das 'provas' (leia aqui a nota oficial).
Aí fica uma reflexão: apurar a informação, antes de publicar, não está dentro do bom jornalismo? A Veja esqueceu desta parte do processo jornalístico? É mais um exemplo do jornalismo marrom,  sensacionalista e tendencioso que estamos sendo vítimas diariamente, não só desta revista, mas da cultura atual em busca de cliques e 'likes'.
É um caos.