Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Crítica: A Regra do Jogo emplaca todo o talento de João Emanuel Carneiro

A novela A Regra Do Jogo estreou avassaladora, elenco, texto, direção, interpretações tudo no ponto para fazer da nova novela de João Emanuel Carneiro, um tremendo sucesso. Mas nos últimos meses a Globo e a imprensa aprenderam que elenco não segura audiência, nem mesmo a grande poderosa Fernanda Montenegro foi capaz de manter a audiência de "Babilônia".
A Regra do Jogo estreou sem decepcionar a audiência, mesmo registrando a pior média de um primeiro capítulo, a trama foi e continuou sendo no resto da semana um sucesso, mas a audiência está longe de ser louvável, na quarta (2) chegou a ficar apenas dois pontos na frente da horrenda Os Dez Mandamentos.
Na quinta (3) a Globo esticou o máximo a sua programação para colocar A Regra do Jogo tarde e conseguiu, a trama de Carneiro entrou no ar às 21h50, bateu de frente com a história bíblica por 25 a 18 pontos, mas o susto não passara. Na sexta (4) o real time mostrava às 21h57 a Globo com 21,1 pontos e a Record com 20,1 pontos, um pontos separava as duas novelas.
A caixa cênica de Amora Mautner não tem decepcionado, tem deixado a ficção cada vez mais real, câmeras em busca do ator e não o ator posicionado não é nenhuma novidade, já vimos muito disso, câmera na mão sempre foi um sucesso, vide O Canto da Sereia (2013), entre outros sucessos.
O elenco estelar está super afinado, Cássia Kiss Magro e Alexandre Nero não decepcionaram no embate do capeta com a mãe biológica, em prol da filha adotada vítima de uma maldade tremenda do miliciano do mal disfarçados de salvador da prática no primeiro capítulo, mas tudo nos bons olhos do espectador, o autor deixou claro a ambiguidade de cada um, os julgamentos da mãe para filho e vice-versa, uma marca registrada de suas novelas desde sempre.
Giovanna Antonelli é sempre arrasadora, está brilhando como sempre como a vilã 'falsiane' Atena, mas em determinados momentos parece imitar a dicção ruim e forçada de Tatá Werneck, em qualquer papel. Mas Antonelli terá seu tempo de melhorar, e vai conseguir, para fazer de sua vilã a nova Carminha.
Susana Vieira, sempre Susana Vieira, esta nunca decepciona, em qualquer papel ela rouba a cena, todos os papéis que fez na carreira parecem terem sido feitos especialmente para ela, é o poder de uma grande atriz, independemente do autor e de qualquer coisa.
Mas foi com Tóia (Vanessa Giácomo) que a trama começou e desencadeou todo o elenco, através de sua (falta de) honestidade que toda a novela foi apresentada, e será sobre ela que a novela se estenderá em seus curtos e promissores sete meses, João Emanuel tem tudo na mão, até agora, boa trama, bom elenco, e grande interpretações.

A Regra do Jogo
João Emanuel Carneiro. Globo, às 21h15
Ótimo.