Aguinaldo Silva tem 15 dias para regularizar sinopse de "O Sétimo Guardião", segundo site - geraldopost

Opinião, Informação e Entretenimento.

Aguinaldo Silva tem 15 dias para regularizar sinopse de "O Sétimo Guardião", segundo site

Aguinaldo Silva tem 15 dias para regularizar sinopse de "O Sétimo Guardião", segundo site

Share This
Reprodução/Site Aguinaldo Silva
O autor Aguinaldo Silva tem 15 dias para regularizar a sinopse de "O Sétimo Guardião", novela que estrearia em março de 2018 e que encontra resistências por parte dos co-autores da sinopse, segundo o site Notícias da TV. Aguinaldo criou o curso "Master Class" e em 2016 foi a edição em que criaram a sinopse da novela em conjunto.

O autor apresentou a ideia da novela para TV Globo que a aprovou e a partir daí ele trabalha na confecção dos roteiros, mas os co-autores estão reivindicando os direitos autorais da história. Ainda segundo o site Notícias da TV a Globo informou o autor de que não irá iniciar a produção da novela sem a autorização explícita.

Aguinaldo Silva é autor de novela experiente, o único da vasta lista de novelistas a só escrever novelas para as 21h. Está no ar com duas produções atualmente, "Tieta" (1989) no Canal Viva, e "Senhora do Destino" (2004), pela Globo no Vale A Pena Ver de Novo. O Sétimo Guardião marcaria o retorno do autor ao gênero realista fantástico, que foi sua marca registrada durante pelo menos duas décadas.

A sua última novela como realismo fantástico foi "Porto dos Milagres" (2001), depois disse escreveu "Duas Caras", "Fina Estampa" e "Império" todas com enredo contemporâneo.

GERALDOPOST entrou em contato com MARCIO AZEVEDO, que participou da Master Class 4, edição posterior em que a sinopse de "O Sétimo Guardião" foi criada e Marcio nos contou sobre o que é um Master Class e como são desenvolvidas as aulas:

GERALDOPOST: O Aguinaldo chega com uma sinopse e vocês, alunos, fazem o que?
MARCIO AZEVEDO: Aprendemos, observamos...Ele sempre tira nossas dúvidas. Fazemos exercícios. Lemos os exercícios em voz alta. Ele corrige, comenta, mostra os caminhos. Um grande mestre. Devo tudo que sei a ele e a Laís Pimentel. O cara que falou mal do Aguinaldo não merece dizer que é escritor. Aguinaldo não promete nada. Não dá esperanças a ninguém. Não protege ou pretere aluno nenhum. Eu tenho MUITA GRATIDÃO a tudo que aprendi.

GERALDOPOST: Vocês apresentaram a sinopse de vocês ou exercícios em cima da sinopse dele?
MARCIO AZEVEDO: Ninguém apresenta sinopse nenhuma. Tudo sai da cabeça dele. Entra no site da casa de artes dele. Lá tem todo processo seletivo, cenas das aulas.

GERALDOPOST: Eu sei, mas pelo o que saiu na imprensa os alunos ajudaram na construção da sinopse. Por isso perguntei.
MARCIO AZEVEDO: Na nossa não. Na nossa era aula trás de aula. Cada dia uma fase. Ele chega com tudo pronto e vai ensinando. Leva um ator para um debate. Abre para perguntas. Um lord.

GERALDOPOST: A turma que você participou foi aula de atuação ou de escrita de texto?
MARCIO AZEVEDO: Escrita. Melhor curso de roteiro que eu fiz. O da Laís Pimentel é bom também. Mas o dele é ímpar. E eu falo isso sem interesse nenhum. Por que eu escrevo para teatro. E em hora nenhuma ele mencionou que iria virar novela na TV.

GERALDOPOST: Se na sua fosse elaboração de sinopse reivindicaria sua parte?
MARCIO AZEVEDO: Jamais. Pois desde a inscrição eu sabia que era uma aula magna. Que ele levaria um material para debater.

GERALDOPOST: Nem se uma ideia sua entrasse de fato na novela?
MARCIO AZEVEDO: Eu ia me sentir honrado. Imagina uma ideia minha, ligada às dele. Eu pagaria qualquer preço por isso. Só burro iria reclamar. Idiota. Só quem fez sabe o valor do Aguinaldo.

GERALDOPOST: Um produto na televisão brasileira rende muito dinheiro, talvez por isso.
MARCIO AZEVEDO: Ele é muiiiiito mais que o cara do blog. Ele te ouve. Ele se interessa pelo que você é e faz. Ele dá conselhos.

GERALDOPOST: Para você não tem sentido o cara cobrar os direitos autorais?
MARCIO AZEVEDO: Não. Por que não existe co-autoria. Seria injustiça dizer que sou co-autor. Como já te falei, tudo ali é para aprendizagem. Ele faz as cenas e a escaleta na nossa frente. Como eu vou ser louco de cobrar por algo que ele criou e nos mostrou como faz? É o momento mais emocionante, como ver um Picasso [sendo] pintado na sua frente. A Master é um sonho. Eu pagaria tudo outra vez. Iria outra vez pra SP. Sem pensar duas vezes. Pode por meu nome se quiser.

Pages