Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Aguinaldo Silva tem 15 dias para regularizar sinopse de "O Sétimo Guardião", segundo site

Reprodução/Site Aguinaldo Silva
O autor Aguinaldo Silva tem 15 dias para regularizar a sinopse de "O Sétimo Guardião", novela que estrearia em março de 2018 e que encontra resistências por parte dos co-autores da sinopse, segundo o site Notícias da TV. Aguinaldo criou o curso "Master Class" e em 2016 foi a edição em que criaram a sinopse da novela em conjunto.

O autor apresentou a ideia da novela para TV Globo que a aprovou e a partir daí ele trabalha na confecção dos roteiros, mas os co-autores estão reivindicando os direitos autorais da história. Ainda segundo o site Notícias da TV a Globo informou o autor de que não irá iniciar a produção da novela sem a autorização explícita.

Aguinaldo Silva é autor de novela experiente, o único da vasta lista de novelistas a só escrever novelas para as 21h. Está no ar com duas produções atualmente, "Tieta" (1989) no Canal Viva, e "Senhora do Destino" (2004), pela Globo no Vale A Pena Ver de Novo. O Sétimo Guardião marcaria o retorno do autor ao gênero realista fantástico, que foi sua marca registrada durante pelo menos duas décadas.

A sua última novela como realismo fantástico foi "Porto dos Milagres" (2001), depois disse escreveu "Duas Caras", "Fina Estampa" e "Império" todas com enredo contemporâneo.

GERALDOPOST entrou em contato com MARCIO AZEVEDO, que participou da Master Class 4, edição posterior em que a sinopse de "O Sétimo Guardião" foi criada e Marcio nos contou sobre o que é um Master Class e como são desenvolvidas as aulas:

GERALDOPOST: O Aguinaldo chega com uma sinopse e vocês, alunos, fazem o que?
MARCIO AZEVEDO: Aprendemos, observamos...Ele sempre tira nossas dúvidas. Fazemos exercícios. Lemos os exercícios em voz alta. Ele corrige, comenta, mostra os caminhos. Um grande mestre. Devo tudo que sei a ele e a Laís Pimentel. O cara que falou mal do Aguinaldo não merece dizer que é escritor. Aguinaldo não promete nada. Não dá esperanças a ninguém. Não protege ou pretere aluno nenhum. Eu tenho MUITA GRATIDÃO a tudo que aprendi.

GERALDOPOST: Vocês apresentaram a sinopse de vocês ou exercícios em cima da sinopse dele?
MARCIO AZEVEDO: Ninguém apresenta sinopse nenhuma. Tudo sai da cabeça dele. Entra no site da casa de artes dele. Lá tem todo processo seletivo, cenas das aulas.

GERALDOPOST: Eu sei, mas pelo o que saiu na imprensa os alunos ajudaram na construção da sinopse. Por isso perguntei.
MARCIO AZEVEDO: Na nossa não. Na nossa era aula trás de aula. Cada dia uma fase. Ele chega com tudo pronto e vai ensinando. Leva um ator para um debate. Abre para perguntas. Um lord.

GERALDOPOST: A turma que você participou foi aula de atuação ou de escrita de texto?
MARCIO AZEVEDO: Escrita. Melhor curso de roteiro que eu fiz. O da Laís Pimentel é bom também. Mas o dele é ímpar. E eu falo isso sem interesse nenhum. Por que eu escrevo para teatro. E em hora nenhuma ele mencionou que iria virar novela na TV.

GERALDOPOST: Se na sua fosse elaboração de sinopse reivindicaria sua parte?
MARCIO AZEVEDO: Jamais. Pois desde a inscrição eu sabia que era uma aula magna. Que ele levaria um material para debater.

GERALDOPOST: Nem se uma ideia sua entrasse de fato na novela?
MARCIO AZEVEDO: Eu ia me sentir honrado. Imagina uma ideia minha, ligada às dele. Eu pagaria qualquer preço por isso. Só burro iria reclamar. Idiota. Só quem fez sabe o valor do Aguinaldo.

GERALDOPOST: Um produto na televisão brasileira rende muito dinheiro, talvez por isso.
MARCIO AZEVEDO: Ele é muiiiiito mais que o cara do blog. Ele te ouve. Ele se interessa pelo que você é e faz. Ele dá conselhos.

GERALDOPOST: Para você não tem sentido o cara cobrar os direitos autorais?
MARCIO AZEVEDO: Não. Por que não existe co-autoria. Seria injustiça dizer que sou co-autor. Como já te falei, tudo ali é para aprendizagem. Ele faz as cenas e a escaleta na nossa frente. Como eu vou ser louco de cobrar por algo que ele criou e nos mostrou como faz? É o momento mais emocionante, como ver um Picasso [sendo] pintado na sua frente. A Master é um sonho. Eu pagaria tudo outra vez. Iria outra vez pra SP. Sem pensar duas vezes. Pode por meu nome se quiser.

Postar um comentário

0 Comentários