Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

No 100º capítulo, Ivana conhece Tereza Brant em "A Força do Querer"

Brant, que é transgênero na vida real, inspirou Gloria Perez a escrever a personagem Ivana e fará uma participação especial na novela 

Ivana conhece Tereza Brat, ator transgênero que fará uma participação na novela (Estevam Avellar/TV Globo)
Após ter sua primeira relação sexual e decidir não ir com Claudio (Gabriel Stauffer) para os Estados Unidos, Ivana (Carol Duarte) vai sair triste pelo Rio de Janeiro e conhecer Tereza (Tarso Brant) em um bar, marcando uma das passagens mais aguardadas da novela "A Força do Querer" que chega aos centésimo capítulo e a três meses do final. Nesta semana, Ivana perdeu a virgindade com Claudio, por quem manter um conturbado relacionamento e é apaixonada e ao ganhar uma camisola do namorado ela vive o dilema de não identificação com o corpo.

O encontro será através de Anita (Lua Blanco) em um bar que irá apresenta-la para Tereza e ficará sem entender nada: “Quem é que bota o nome de um menino de Tereza?", questionará Ivana. “Eu nasci num corpo de menina. Só que eu não era uma menina!”, explica o rapaz. Anita percebendo a confusão na cabeça de Ivana, que será uma mistura de adrenalina e ansiedade, dirá com todas as palavras: "Ele é um trans. Nasceu no corpo errado!". 

Tereza começa explicar para Ivana sobre sua história de vida e Ivana vai se identificar, como a rejeição aos próprios seios, por exemplo, que marcou o público com uma atuação espetacular de Ivana em maio. Ao chegar em casa Ivana vai começar a procurar sobre transexuais na internet e ficará cada vez mais impressionada.


"É muito bom poder ajudar as pessoas a entender o que acontece com quem vive essa questão de identidade de gênero. Ao contrário da Ivana, que terá a Tereza para guiá-la nessas novas descobertas sobre ela mesma, eu não tive ninguém”, conta Tarso Brant, que nas redes sociais ainda usa o nome de Tereza.

A atriz Carol Duarte disse que é parada nas ruas para falar sobre as cenas da novela e que o público pode ver os trans com outros olhos: “Algumas pessoas me dizem que assistem às cenas da Ivana com a família e essa discussão está sendo tratada dentro de casa. A novela pode ser um gatilho de diálogo e busca de informação sobre o tema, o que ajuda muito no combate à rejeição às pessoas trans”, acredita a atriz.

IDENTIDADE DE GÊNERO

Gloria Perez está retratando o assunto na novela para deixar claro para o telespectador o quanto os trans (transexuais, travestis e transgêneros) precisam e devem ser respeitados. "Pessoas trans enfrentam preconceito e estigma generalizados no acesso à saúde e em escolas, no mercado de trabalho e na busca por moradia e também ao usar banheiros", explica a ONU em uma material divulgado em abril deste ano.

A identidade de gênero é a identificação de uma pessoa com o próprio corpo e é neste contexto que Gloria Perez está retratando dois personagens, intercalando cenas entres eles, para deixar claro a diferença entre sexualidade e gênero de nascimento. Os transexuais não são necessariamente homossexuais, eles podem ser bissexuais, assexual e heterossexual.

A ONU lançou a campanha "Livres & Iguais" e publicou uma cartilha que explica com clareza o que significa identidade de gênero, veja abaixo, caso queira o arquivo GERALDOPOST se compromete a encaminhar por e-mail basta solicitar no formulário nesta página. Caso você queira que alguém ou alguma empresa tenha conhecimento deste material, podemos encaminhar sem dizer o remetente, como forma de divulgação dos direitos humanos.


INSPIRAÇÃO

Tarso Brant é ator e faz sua estreia nas novelas, ele é homem trans e inspirou a novelista Gloria Perez a escrever a personagem Ivana., nas redes sociais o ator espera "ainda não mudei o domínio de minhas redes sociais pois aguardo a decisão do meu processo para ter direito a nova documentação", contou o ator em seu Facebook.

Postar um comentário

0 Comentários