Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Sesc muda regras e comerciários poderão colocar netos e avós como dependentes; estagiários também poderão se credenciar

O Serviço Social do Comércio - Sesc (Unidade Av. Paulista recém inaugurada pelo Sesc PS - Foto: Matheus José maria) mudou as regras de credenciamento nas suas unidades em todo o país. Anteriormente, apenas dependentes diretos, como pais, cônjuge, filhos, enteados e tutelados (até 21 anos), eram aceitos como dependentes do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, popularmente chamados de comerciários. 

Com a mudança da regra, além destes mesmos dependentes já citados, netos e avós, dos titulares, poderão ser dependentes, abrindo aí um leque maior para beneficiados. Outra novidade, está em torno da possibilidade dos estagiários (de empresas do comércio de bens, serviços e turismo) fazerem a "carteirinha" do Sesc. A documentação é a mesma, a carteira de Trabalho - CTPS, para os estagiários que não possuem informação na carteira sobre o estagiário na empresa, é preciso então apresentar o contratado de estágio.

VALIDADE

Outra novidade está no prazo de validade das Credenciais (termo que é utilizado aqui em São Paulo). Para quem fizer a Credencial até novembro, a validade será de 2 (dois) anos, quem dizer a Credencial entre Dezembro e Março, a validade será de 18 meses (um ano e meio).

Em 2017, O Sesc SP fez 2,07 milhões de Credenciais nas Unidades da Capital, Interior e Litoral. Foram 1,9 milhão é de Credenciados Plenos (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo).

VALIDADE NACIONAL

Um documento oficial do Diretório Nacional do Sesc está disponível NESTE LINK e é possível entender melhor as ações do Sesc, como a nova regra, por exemplo, para pensionistas, por exemplo. Segundo o site Sesc.com.br, cada regional exige um tipo de documento adicional, no Sesc Rio de Janeiro, por exemplo, é obrigatório apresentar o último holerite (contracheque), no Sesc Alagoas, por exemplo, é preciso apresentar os três últimos holerites.