Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Gilberto Gil estreia última turnê neste sábado em Salvador


O cantor e compositora Gilberto Gil estreia neste sábado (15) a turnê TEMPO REI, a última grande turnê da carreira. É uma reflexão que ele enxerga como natural e a decisão visa diminuir a intensidade de sua agenda. Há também uma mudança de perspectiva: agora menos centrada no plano material e mais próxima à espiritualidade. 

O nome TEMPO REI, não à toa escolhida para celebrar a extensa e renomada carreira nas artes. Música de 1984, composta como uma resposta a Oração ao Tempo, do amigo, conterrâneo e contemporâneo Caetano Veloso: “surge com uma ideia de que o tempo e aquele que o inventou desaparecerão, a letra de Gil traz um vago desejo de permanência e transformação”, diz em nota a imprensa.

Foram vários os elementos que ponderei para chegar na decisão da realização de uma última turnê. Houve reflexão sobre este mercado e também sobre a exigência física necessária para esses grandes shows. Quero continuar fazendo música em outro ritmo, mas, antes, teremos essa celebração bonita junto do público e da família. Transformai as velhas formas do viver", afirma Gilberto Gil. 

"É natural que a gente fale de ‘tempo’ de várias perspectivas e fico pensando em todas as viagens e turnês que fizemos. São 43 anos de estrada, nas quais viajamos o país e o mundo com a música de Gil. Nos últimos anos, traduzimos a carreira dele em audiovisual, em plataformas multidisciplinares e, agora, levamos essa história completa para o palco para uma última turnê de grandes proporções", adiciona Flora Gil, diretora da Gege Produções, que produz e realiza o espetáculo com ingressos esgotados na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

"A obra de Gilberto Gil é fundamental para a cultura do nosso país e para a identidade do brasileiro e a turnê TEMPO REI será uma grande reverência à trajetória dele", afirma Pepeu Correa, CEO da 30e, responsável pela turnê derradeira.

Gil não vai se aposentar dos palcos, pelo contrário vai se dedicar a produções menores e menos cansativas. Quatro anos antes de escrever Tempo Rei, a música, Gil cogitou abandonar os palcos, e escreveu Palco, que está no repertório do show:  "Era fastio. Tive um impulso de paralisar a carreira e buscar outra profissão. Alguns artistas, como eu, estão sujeitos a momentos de náusea em relação ao trabalho. Mas agora não. É velhice mesmo”, conta.

"Apresentar a turnê de um dos maiores nomes da música brasileira é uma verdadeira honra. Gil é potência e símbolo cultural que se conecta com o BB para falar da força do tempo.", comenta Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil.

Pelo conjunto da obra e por seu trabalho como ministro da Cultura, Gilberto Gil foi o primeiro nome escolhido pelos Correios para ilustrar a série de selos “Personalidades”. Como agentes do governo federal engajados no incentivo à cultura, temos orgulho de patrocinar essa turnê histórica”, afirmou o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Com direção artística de Rafael Dragaud, direção musical de Bem Gil e José Gil e acompanhado por uma mega banda composta por Bem Gil (guitarra/baixo), José Gil (bateria), João Gil (guitarra/baixo), Nara Gil (voz), Mariá Pinkusfeld (voz), Diogo Gomes (sopro), Thiago Oliveira (sopro), Marlon Sete (sopro), Danilo Andrade (teclado), Leonardo Reis (percussão), Gustavo Di Dalva (percussão), Mestrinho (sanfona) e ainda um quarteto de cordas, Gilberto Gil fará uma apresentação que celebrará de forma imersiva e sensorial a entidade mais intrigante da experiência humana: o TEMPO. Lembrando que, para Gil, o tempo é simplesmente o AGORA. E esse é o convite e a proposta do artista: embaralhar as cartas de sua própria história e viver junto com seu público um espetáculo que o Brasil e o mundo irão guardar para sempre na memória.

Datas e locais
15 de março de 2025 - Salvador - Casa de Apostas Arena Fonte Nova
29 de março de 2025 - Rio de Janeiro - Farmasi Arena (ESGOTADO)
30 de março de 2025 - Rio de Janeiro - Farmasi Arena (ESGOTADO)
05 de abril de 2025 -  Rio de Janeiro - Farmasi Arena (DATA EXTRA)
06 de abril de 2025 -  Rio de Janeiro - Farmasi Arena (DATA EXTRA)
11 de abril de 2025 - São Paulo - Allianz Parque (ESGOTADO)
12 de abril de 2025 - São Paulo - Allianz Parque (ESGOTADO)
25 de abril de 2025 - São Paulo - Allianz Parque (DATA EXTRA)
26 de abril de 2025 - São Paulo - Allianz Parque (DATA EXTRA)
31 de maio de 2025 - Rio de Janeiro - Marina da Glória (DATA EXTRA)
01 de junho de 2025 - Rio de Janeiro - Marina da Glória (DATA EXTRA)
07 de junho de 2025 - Brasília - Arena BRB Mané Garrincha
14 de junho de 2025 - Belo Horizonte - Arena MRV
05 de julho de 2025 - Curitiba - Ligga Arena
09 de agosto de 2025 - Belém - Estádio Mangueirão
06 de setembro de 2025 - Porto Alegre - Beira Rio
15 de novembro de 2025 - Fortaleza - Centro de Formação Olímpica (CFO)
22 de novembro de 2025 - Recife - Classic Hall

Postar um comentário

0 Comentários