Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Fernando Haddad do PT é o novo prefeito de São Paulo com 55,57%

Haddad hoje ao votar ao lado da filha em São Paulo (Márcio Fernandes)
O ex-Ministro da Educação, Fernando Haddad é o novo prefeito da cidade de São Paulo, após oito anos o partido perder o posto para José Serra, que cedeu e deixou Gilberto Kassab no lugar. Haddad foi escolhido por Dilma e Lula para concorrer à prefeitura da maior metrópole do país, tirando de cena a antológica ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, que perdeu para Serra em 2004.
Haddad era Ministro da Educação e teve uma temporada conturbada, enfrentou problemas com o Enem três vezes prejudicado por uma quadrilha de fraudadores além do mal sucedido Kit Anti Homofobia, jocosamente apelidado de Kit Gay, que ao vazar para o público geral, caiu em desgraça com a presidente Dilma Rousseff, que vetou sua utilização.
Haddad começou a campanha fraco, viu um dos nomes mais fortes saírem do seu apoio, Luiza Erundina saiu da chapa, onde era vice, ao ver Haddad e Lula, fechandoi acordo com Paulo Maluf, opositor histórico do PT.
Com menos de 10% das intenções de votos em diversas pesquisas, mas com a chegada do horário político viu seu nome crescer cada vez mais a cada pesquisa.
Colado na popularidade de Lula e de Dilma, foi crescendo cada vez mais, com a chegada de Marta Suplicy na segunda semana do horário político ele deslanchou. Chegou a ficar poucos números atrás de José Serra, na época quem liderava era Celso Russomanno (PRB).
Às vésperas do primeiro turno, seu nome estava em duro páreo com Serra e Russomanno, aparece em terceiro lugar em empate técnico no Datafolha e empate efetivo no Ibope, ficou menos de dois pontos percentuais de Serra na resultado final e teve de enfrentar as duras críticas da imprensa e do opositor quanto ao julgamento do Mensalão.
Foi acusado de ser o 'ideólogo' das taxas de lixos e de iluminação do governo Marta, que ficou estigmatizada de Martaxa, nas eleições de 2004. Enfrentou a fúria de Serra em todos os debates e retrucou fundamentalistas apoiadores de Serra, como Silas Malafaia, chegando a ser chamado de 'sa-fa-do'.
Haddad vence o segundo turno das eleições com o mote de inovar, foi o preferido em pesquisas com estudantes da USP e mesmo com pesquisa do Datafolha (26/10/2012) que mostrava Serra mais preparado, Haddad era o candidato da Inovação, o que mais defenderá pobres e o mais preparado para a educação, apontou a pesquisa.

Postar um comentário

0 Comentários