Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

#KyivPride2015: Homens encapuzados atacam a Parada Gay na Ucrânia

Vladimir Donsov/AP
A Parada do Orgulho Gay em Kiev, na Ucrânia, teve momentos de tensão neste sábado (6), homens encapuzados  (foto acima) atiraram foguetes, bombas de fumaça e gás lacrimogênio contras militantes, segundo reportagem do jornal O Globo.
O prefeito Vitaly Klitschoko pediu para que os organizadores cancelassem o evento, que foi confirmado pelos organizadores na sexta (5). O #KyivPride2015 foi confirmado apesar das ameaças de violência feitas por grupo de extrema direita.
CHOQUE
A Polícia de Chope estava posicionada, mas os homens atacaram os cerca de 300 apoiadores, que participavam do ato. Não existe ainda um número exato, mas estima-se que ao menos 25 foram presos.
Apesar do cordão de isolamento formado pelo batalhão da polícia, alguns participantes da Parada Gay foram atacados, o grupo de extrema direita jogou bombas de fumaça e tentaram atacar os militantes LGBTs.
Um novo governo, pró-europeu chegou ao poder recentemente , e ainda segundo a reportagem d'O Globo, autoridades ucranianas têm aumentado o seu apoio aos direitos dos homossexuais, mas atos de homofobia são comuns no país.
Um novo governo, pró-europeu chegou ao poder recentemente 
BRASIL
A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo chega em sua 19ª edição neste domingo (7), na Avenida Paulista, com concertação confirmada para 11h da manhã.
Com 700 mil reais a menos, a Parada Gay será realizada corte de verba, o camarote no Conjunto Nacional (500 mil reais), por exemplo foi extinto.
"Era um ano em que esperávamos avanço, mas teve esse corte" e que dificuldade é maior "com menos dinheiro, perde a grandiosidade e a possibilidade de ajudar mais a cidade", segundo o presidente da APOGLBT, que organiza a Parada, Fernando Quaresma
A ideia da 19ª edição do evento é que a população LGBT resgate a alegria, em meio à violência homofóbica. "É um dia de festa para 364 de opressão" disse Quaresma, em entrevista ao portal Terra.

MAIS