Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

"Lá fora eu sempre tive esse reconhecimento", Gloria Perez ao ser chamada de "rainha das telenovelas brasileiras" pela Variety

A autora Gloria Perez (Foto/Divulgação/TV Globo) foi chamada de rainha das telenovelas brasileira pela revista Variety, em uma reportagem de divulgação da novela "A Força do Querer" que nos Estados Unidos é chamada de "The Edge of Desire".

Entre os assuntos abordados está a abordagem em torno da transexualidade, através da personagem Ivana/Ivan (Carol Duarte). "Eu acredito que os escritores sempre escrevem sobre o que mais os interessa, e as questões contemporâneas são o que me interessa. Eu tenho um histórico na história. Vi muita desinformação, preconceito e curiosidade em torno dos transexuais", disse Gloria Perez.

"O assunto estava lá fora, e precisávamos abordá-lo. O formato de trabalho aberto das telenovelas nos permite dialogar extensivamente com o público. 'A Força do Querer' iniciou esse diálogo. Quando considero escrever sobre um tema, faço pesquisas extensivas utilizando um método antropológico. Conheço pessoas pessoalmente, vivendo entre elas. Isso é essencial para eu traduzir seus sentimentos em personagens. Toda a equipe também está envolvida nesta pesquisa: diretores, atores e produtores", completou. Ao ser questionada sobre assuntos que antes não poderiam ser abordados, a autora volta a tocar no assunto dos transexuais.

"Teria sido impossível falar sobre transsexuais antes, pelo menos na maneira como nos aproximamos do assunto. Poderíamos ter personagens de transição - como tivemos em telenovelas do passado -, mas falar sobre seus sentimentos e sobre a forma como fizeram a transição teria sido impossível", disse. Gloria Perez em 1985, entregou a sinopse da trama "De Corpo e Alma", abordando a transexualidade, mas foi vetada pela emissora.

Entre outros estão está a abordagem da personagem Ritinha (Isis Valverde) e o enredo sobre Bibi perigosa (Juliana Paes), Gloria ainda ressaltou que escreve suas obras sozinha e explica a diferença entre as tramas americanas e brasileiras.

Procurada por GERALDOPOST, Gloria Perez fez um comentário rápido sobre o assunto. "Lá fora eu sempre tive esse reconhecimento". Pois é, o Brasil parece mesmo atrasado. Leia a entrevista completa AQUI.