Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Saiba o que é 'alopecia areata', que atinge couro cabeludo de Lucas Penteado


O BBB 21 estreou há 10 dias e está causando grandes discussões pertinentes dentro da casa mais vigiada do país, já foram abordados assuntos como cancelamento, racismo, transfobia e machismo. Mas um chamou a atenção desde o início do programa, que é o couro cabeludo de Lucas Penteado, ator e dramaturgo, que está sendo perseguido dentro do programa e apresenta falhas no couro cabeludo.

Segundo a Doutora Ana Carina Junqueira, a Alopecia Areata "É uma doença na qual ocorre uma inflamação ao redor da raiz dos folículos capilares, levando a queda desses fios. Há diferentes apresentações clínicas, sendo a mais comuns áreas circunscritas de alopecia (sem cabelo), de tamanhos variáveis", explica. Mas a doença não causa queda de fios do couro cabelo não, todo o corpo pode ser ser atingido. "Em formas mais extensas e, felizmente menos frequentes, a queda de cabelo pode atingir todo o couro cabeludo, levando a perda de 100% dos fios, assim como pode haver perda dos outros pelos do corpo, inclusive barba, sobrancelhas e cílios", explica a médica que está à frente do  Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisa Capilar (IBEMC).


A doença é considerada autoimune, quando o próprio organismo ataca algumas células dele mesmo. "Existe uma predisposição genética para o desenvolvimento dessa patologia, porém geralmente é necessário um gatilho para ativá-la, sendo o mais comum o estresse mental", complementa a médica. O principal tratamento, segundo a doutora Ana Carina Junqueira, o principal tratamento consiste no uso dos anti-Inflamatórios do tipo corticoide: "Preferencialmente nas suas formas locais como tópicos e aplicações intralesionais, mas podem ser utilizados em sua forma sistêmica também [...] além de outras modalidades terapêuticas como laser não fracionado e laser de baixa potência".

Postar um comentário

0 Comentários