Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Globo vai exibir primeiro episódio de 'Tarcísio & Gloria', de 1988

Geraldo Modesto/Globo

A TV Globo vai exibir na noite desta quinta (12) o primeiro episódio da série Tarcísio e Gloria, exibido pela emissora entre abril e dezembro de 1988 em 18 episódios. A reapresentação do primeiro episódio será exibido após Sob Pressão, que reestreia hoje na Globo.

A trama conta a história de Bruno (Tarcísio Meira) que se apaixona por uma extrarrestre Ava becker (Glória Menezes). No elenco tem ainda Marieta Severo, Zilka Salaberry, Natáloa lage, Ricardo Blat e Sandra Annemberg, em uma das poucas aventuras como atriz.

Tarcísio morreu aos 85 anos na manhã desta quinta (12) em decorrência das complicações da Covid-19. Gloria continua internada em estado estável.

O SERIADO

O caso de amor entre um empresário corrupto e uma extraterrestre. Esse é o mote do seriado Tarcísio & Glória, estrelado por um dos casais mais amados do Brasil: Tarcísio Meira e Glória Menezes. Com muito humor e ironia, temas como corrupção e feminismo vêm à tona, tendo como pano de fundo as confusões do empresário paulista Bruno Lazzarini (Tarcísio Meira) e o estranhamento da cientista extraterrestre Ava Becker (Glória Menezes).

Bruno é amante de Carmem (Marieta Severo), mulher de seu cúmplice em negociações ilícitas, e tem uma firma de importação e exportação em São Paulo. Mas o protagonista sobrevive de pequenos golpes.

Ava é uma cientista do planeta Aurora, lugar onde só existem mulheres, dependentes de sêmen congelado para se reproduzirem. A cientista, que é especialista em genética, vem à Terra para estudar a possibilidade de usar homens para perpetuar sua espécie. A trama começa quando um disco voador deixa Ava em frente ao carro de Bruno, que dirigia em uma estrada deserta, voltando de uma festa, e ouvia a música Strangers in the Night. Ele fica assustado com o ocorrido, mas acaba acolhendo a cientista em sua casa. A partir daí, os dois tentam conviver com suas diferenças e acabam se envolvendo. Outros personagens do seriado são Júlia (Sandra Annenberg), filha de Bruno; Oscar (Ricardo Blat), o fiel assessor de Bruno; Dona Neném (Zilka Salaberry), a governanta da mansão do empresário; e Mariana (Natália Lage), afilhada de Bruno e neta de Neném.

No último episódio, De Volta às Estrelas, cinco habitantes do planeta Aurora chegam à Terra para resgatar a companheira e cumprir a missão de colher sêmen humano. As extraterrestres são protagonizadas por Deise Nunes, Adriana Bôscoli, Isadora Ribeiro, Maria Eugênia e Andrea Hetmanek. As amigas de Ava estão dispostas a realizar a “inspeção científica” em paulistanos e chegam a atacar o time do São Paulo Futebol Clube. Os jogadores Raí, Hamilton, Edvaldo, César e Gilmar fazem uma participação especial no episódio. No final do programa, Ava retorna ao seu planeta de origem. Nove meses depois, o empresário recebe uma mensagem da extraterrestre pelo computador, dizendo que nasceu o primeiro menino de Aurora, milhões de anos depois de os homens terem sido eliminados por causa de sucessivas guerras no planeta.

Além de serem protagonistas da série, Tarcísio e Glória, um dos casais mais queridos da teledramaturgia brasileira, eram também produtores, negociavam patrocínio e merchansings. O ator foi ainda diretor de vários episódios.

CURIOSIDADES

Além de atuarem no seriado, Tarcísio Meira e Glória Menezes eram também produtores do programa e negociavam patrocínios e merchandisings.

O casal teve participação nos lucros do programa, inclusive nas vendas do seriado para o exterior.

Tarcísio & Glória sofreu alterações na equipe de direção e contou, inclusive, com Tarcísio Meira como diretor durante certo período.

No último episódio da série, De Volta às Estrelas, que mostrava o regresso de Ava (Glória Menezes) a seu planeta de origem, foi dirigido por Jorge Fernando.

A jornalista Sandra Annenberg, âncora do Jornal Hoje por 13 anos, fez parte do elenco fixo do seriado. Na trama, ela interpretava Júlia, a filha de Bruno.

Para dar vida a Ava, Glória Menezes teve aulas com a fonoaudióloga Glorinha Beuttenmüller e de expressão corporal com Klauss Vianna.

O seriado foi escrito por vários autores, como Euclydes Marinho e Antonio Calmon, que participaram da criação do seriado.

A atriz contou também com a colaboração de Erick Rzepecki, para definir a caracterização da personagem, e de Helena Brício, no quesito figurino.

A abertura do seriado – embalada por Alô, Alô, Marciano, interpretada por Elis Regina – foi exibida em forma de desenho animado.

A história se passava em São Paulo, mas as gravações eram feitas numa cidade cenográfica em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro.

Criação: Daniel Filho, Euclydes Marinho e Antonio Calmon | Autoria: Antonio Carlos Fontoura, José Antonio de Souza, Daniel Más, Leopoldo Serran, Denise Bandeira, Euclydes Marinho e Antonio Calmon | Produção executiva: Eduardo Figueira e Maria Alice Miranda | Cenários: Mário Monteiro | Figurinos: Helena Brício | Continuidade: Mei Wong | Produção de arte: Danuza Leão e Angela Fróes | Coordenação de produção: Maristela Velloso e Edgar Gurgel Aranha | Equipe de produção: Paula Bezerra, Almir Chagas e Marcelo Polaco | Iluminação: Toninho Meliandes e Sergio Tortori | Maquiagem: Eric Rzepecki | Edição: Aníbal Veiga | Cenotécnicos: José Joaquim Ferreira e Reny Torres | Câmeras: José Microondas e Ricardo Fuentes | Contra-regras: Ricardo Paiva e Raimundo Correa | Direção executiva: Roberto Talma | Direção: Roberto Talma e José Carlos Pieri.

Postar um comentário

0 Comentários