Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Confira resumo da semana da novela Tieta


A novela Tieta estreia nesta segunda na Globo, no Vale a Pena Ver de Novo, a trama vai dividi espaço com os capítulos finais de Alma Gêmea. Na história, Tieta (Claudia Ohana) é expulsa da cidade pelo pai Zé Esteves (Sebastião Vasconcellos) e jura vingança contra ele e todos os demais moradores da cidade que não a defenderam.

O início da novela, mostra a pacata cidade de Santana do Agreste e seus cidadãos que sofrem com o atraso que vivem socialmente. A história começa com Ascanio (Reginaldo Faria) de volta a cidade para visitar o pai que está entre a vida e a morte, ele encontra os amigos Amintas (Roberto Bontempo), Timóteo (Paulo Betti) e Osnar (José Mayer) que conta e narra o ocorrido há mais de 20 anos.

Confira o resumo da primeira semana da novela, que pode sofrer modificações conforme edição da novela realizado pela Globo:

Capítulo 1
Ascânio chega em Esplanada. Jairo o leva para Santana do Agreste e só o reconhece quando eles começam a conversar. Em Santana, Ascânio é recebido por Amintas, Osnar e Timóteo, que o colocam a par das novidades. Ele pergunta por Tieta e os amigos contam tudo o que aconteceu: como ela se iniciou no amor, a surra que levou do pai depois que ele descobriu que ela dormia com Lucas e como ela foi mandada embora.

Capítulo 2
O pai de Ascânio morre. Ascânio diz a Osnar que voltou para ficar. Artur emprega Ascânio como secretário da prefeitura. Ascânio se casa com Helena e a leva para Santana. A cidade inteira os recebe e Helena se sente pouco à vontade. Passa-se um ano. Timóteo quer usar o cheque de Tieta para pagar sua dívida no banco e pede a Elisa que diga a Perpétua e a seu pai que o cheque não chegou. Ascânio recebe uma carta afirmando que a água de Santana é ótima para se beber e ele resolve engarrafá-la. Perpétua não acredita que o cheque não veio e exige que Timóteo lhe dê sua parte.

Capítulo 3
Perpétua dá um prazo de três dias a Timóteo para lhe devolver o dinheiro. Ascânio propõe a Artur e a Modesto Pires que o ajudem a montar um complexo turístico em Santana. Carmosina escreve uma carta para Tieta, contando sobre a briga em sua casa. Timóteo pede um empréstimo a Modesto e ele, depois de se consultar com Perpétua, diz que não vai dar. Perpétua procura um advogado para descobrir um meio de transferir a dívida de Timóteo do banco para ela. Tonha exige que Perpétua deixe Timóteo em paz. Perpétua diz a Tonha que Timóteo tem que lhe pagar o que roubou. As duas brigam e o padre as separa. Elisa pede ao padre que a ajude com Perpétua. Helena chega do Rio. Letícia, filha de Modesto, também chega e faz amizade com Carol, que é amante de seu pai. Perpétua descobre que Carol é amante de Modesto e fica furiosa.

Capítulo 4
Helena pede a Ascânio para voltar com ela para o Rio, mas ele diz que não e resolve dar um jantar para os amigos. O padre pede a Perpétua que perdoe Timóteo e o ajude em sua dívida. A cidade toda comenta sobre Carol. Elisa pede a Osnar para ajudar seu marido. Modesto pede a Carol que não faça amizade com sua filha. O coronel Artur compra mais uma menina para sua coleção, ela se chama Imaculada. Perpétua pede a Jairo para passar um telegrama para Ricardo. Osnar vai a Salvador e diz que não sabe quando volta.

Capítulo 5
Ascânio empresta dinheiro para Zé Esteves. Cinira e Amorzinho falam para Terto não vender nada para Carol. Elas descobrem uma caixa nas coisas de Perpétua que expulsa as duas de seu quarto. O coronel Artur avalia Imaculada. Todos vão ao jantar de Ascânio. Helena tem uma crise de choro e Ascânio fica preocupado. Helena confessa ao marido que está grávida. Zé Esteves expulsa Tonha depois que ela faz uma sopa de mato para ele. Carol não conta a Modesto que Terto a proibiu de comprar na mercearia. Elisa convida a mãe para almoçar, já que ela não tem comida em casa. Imaculada jura a Filó que não vai ficar na fazenda. Ascânio fica muito feliz porque vai ser pai e conta para todos. Helena não quer que Ascânio conte da criança para ninguém.

Capítulo 6
Helena vai embora e Ascânio fica arrasado. Carmosina diz a Ascânio que não foi sua culpa Helena ter fugido. Carmosina revela à mãe que Helena não é quem aparenta. A cidade comenta a fuga de Helena. O coronel fala para Ascânio que para ele seu filho morreu. Imaculada se recusa a comer e o coronel manda Filó colocar a menina de castigo. Carol esbarra com a esposa e a filha de Modesto na praça. Ela tenta novamente fazer compras, mas não consegue. Zé Esteves continua tomando sopa de mato. Timóteo tenta descobrir com Tonha onde Zé Esteves esconde seu dinheiro. O padre pede que Perpétua perdoe a dívida de Timóteo. Ascânio resolve ir atrás da esposa.

Segunda semana
Capítulo 7 - 9/12/24
Perpétua quer que Timóteo assine uma promissória. Ele foge para o meio do mato e vê a Mulher de Branco. Pirica dá um peixe a Carol. Osnar paga dívida de Timóteo.

Capítulo 8
Osnar dá a Timóteo o dinheiro de sua dívida do próximo mês. Ascânio descobre onde Helena está. Carol e Osnar se conhecem na praia. Perpétua recebe um telegrama de seu filho Ricardo.

Capítulo 9 
Ascânio pede o divórcio a Helena. Osnar leva comida para Carol. Filó deixa a porta aberta e Imaculada foge. Ricardo, Cosme e Ascânio chegam a Esplanada.

Capítulo 10
O padre obriga Perpétua a autorizar Terto de vender para Carol. Peto rouba a batina de Ricardo. Imaculada se distrai olhando Ricardo nu e Trapizomba a pega.

Capítulo 11
As meninas do bordel tentam agarrar Ricardo e ele sai correndo. Ricardo chega em casa e, no dia seguinte, sua batina aparece pendurada no mastro da bandeira. Osnar exige que os amigos não falem mal de Carmosina. Ricardo diz ao padre que não tem certeza de sua vocação. Imaculada conta às amigas seu encontro com Ricardo, dizendo que ele era um príncipe. Modesto se recusa a dar dinheiro para Ascânio criar o complexo turístico. O pessoal da hidroelétrica não manda luz para Santana. Laura é atacada no Mangue Seco.

Capítulo 12
Laura conta ao marido que viu um ser de outro planeta. Eles vão à praia e marcam com um pau o lugar dos rastros. Elisa sonha com Tarcísio Meira. No dia seguinte, ela vai se confessar e diz se, padre que é infeliz. Dário convoca uma reunião. Laura conta o que viu, mas todos querem provas. A maré sobe e apaga as marcas. Só Ascânio acredita. Dário e Laura resolvem não tocar mais no assunto. O ser extraterrestre observa Bafo de Bode dormindo. Perpétua vai contar a Aída sobre Carol, quando chega o Padre.

Capítulo 13
O padre chama Perpétua e diz que, se ela falar de Carol, ele conta para Ricardo o que ela fez com Timóteo. Osnar visita Carol. Ela resiste, mas eles acabam se beijando. Timóteo briga com Elisa, porque ela usa um dos vestidos decotados que Tieta lhe mandou. Osnar aconselha Timóteo a dar mais atenção à esposa. Aída conta ao marido que Perpétua queria lhe falar algo de Carol, mas que o padre não deixou. Elisa some, Modesto vai à casa de Perpétua para saber o que ela ia falar, mas Timóteo os interrompe.

Capítulo 14
Perpétua convoca todos a procurarem Elisa. Modesto fica esperando Perpétua e descobre a caixa que ela guarda no armário. Elisa, desnorteada, passa pelo circo onde Bafo de Bode dorme. Tonha a encontra na praia. Elisa volta para casa. Zé Esteves ameaça bater nela, mas Tonha a defende. Modesto propõe a Perpétua que ela não fale a Aída sobre Carol e ele não contará a todos o que ela guarda na caixa, Carmosina mostra a Ascânio que sua propaganda saiu no jornal. O cheque de Tieta não chega no dia certo. Perpétua briga com Carmosina, porque ela não a deixa ver as cartas que chegaram. Carmosina desconfia que algo aconteceu com Tieta.

Capítulo 15
Elisa se arrepende de ter mentido para Tieta sobre a morte de seu filho. Perpétua vai para Esplanada com o filho. Na volta, ela acusa Timóteo de ter desviado o cheque para pagar a promissória do banco. Osnar o defende, dizendo que lhe emprestou o dinheiro. Passa-se um mês sem que ninguém tenha recebido notícias de Tieta. Perpétua diz que a irmã morreu e que pode provar isto.

Capítulo 16
Antes de visitar Marcolino, para saber que direito tem à herança de Tieta, Perpétua marca uma reunião em sua casa. Elisa chama Carmosina para a reunião. Perpétua mostra a todos um recorte de jornal, que menciona a morte de uma mulher chamada Antonieta que foi casada com um Comendador. Perpétua manda o padre rezar uma missa para a irmã e pede a Ascânio que decrete feriado, para que todos possam ir. O Coronel marca a primeira aula para Imaculada. Tieta chega à cidade quando todos estão na missa.

Capítulo 17
Bafo de Rode conta a Tieta que todos estão no velório da filha de Zé Esteves. Tieta pensa que é Elisa e entra na igreja correndo. Tieta vai para a casa de Perpétua e lembra que naquela casa morava Lucas, seu grande amor. Ela se compromete a pagar todas as despesas enquanto estiver ali. Tonha alerta Zé Esteves que agora Tieta vai descobrir todas as mentiras que eles contaram. Imaculada acorda com febre, Ascânio conhece Leonora e fica encantado. Tieta comenta com Carmosina que voltou para se vingar.

Capítulo 18
Leonora e Ascânio conversam pela primeira vez. Filó acha que Imaculada vai morrer. Timóteo e Elisa mentem para Tieta sobre seu filho. Ricardo ampara Tieta, evitando que ela caia.

Postar um comentário

0 Comentários