O ator Guilherme Magon, que vive Leonardo Roitman, em Vale Tudo, encarou uma série de críticas por capacitismo por viver um personagem com deficiência, o ator não tem nenhuma deficiência e se defende das críticas.
“Sabia que existia a possibilidade de gravar cenas antes do acidente e de uma recuperação do Leonardo. Era um papel com disponibilidade para três fases diferentes", justificou o ator em entrevista ao jornal O Globo.
O ator conta que jamais aceitaria o papel se fosse um personagem cadeirante ou com outra deficiência sem ter um enredo por trás: "Tive que ter paciência e respirar... Entendo as críticas, e se Leonardo fosse apenas um cadeirante, jamais aceitaria e tomaria o lugar de um ator com deficiência", esclareceu o ator.
Na trama, Leonardo vive sob cuidados de uma cuidadora que a mando de sua mãe, Odete Roitman (Débora Bloch) o esconde de seus familiares, que pensam que ele está morto. Na novela, ele estava em um carro que era dirigido por Helena (Paolla Oliveira) e após um acidente vive em uma cadeira de rodas e com problemas neurológicos.
Na trama original, o personagem aparece apenas no final da novela, quando é revelado que quem era culpada pelo acidente e morte de Leonardo era Odete e não a filha Helena, a quem ela passa a trama inteira culpando pela morte do jovem.
Nesta versão, Leonardo possivelmente irá salvar a vida de Afonso (Humberto Carrão), que está com leucemia. Em capitulo recentes, Odete chegou a fazer exames de compatibilidade entre os dois para saber se o filho que ela esconde pode salvar a vida do irmão.
0 Comentários