O Brasil vive o seu melhor momento no audiovisual, após passar por aclamadas, mas também por difíceis fases, o cinema nacional concorre pelo segundo ano consecutivo nas principais categorias do Oscar, premiação de maior prestígio do cinema. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações e uma delas inédita, não apenas pela indicação mas pela categoria criada este ano.
Os professores do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM destacam boas chances para a obra na categoria Melhor Elenco. “Das quatro indicações é a que tem maior chance de levar o prêmio. Isso seria histórico, porque é uma categoria nova. Um filme que tem Wagner Moura e Tânia Maria, uma atriz que está sendo super badalada nas publicações especializadas norte-americana. Tem uma grande chance de levarmos o Oscar na categoria nova de melhor direção de elenco”, pontua Márcio Rodrigo. A professora Cyntia Calhado diz que a indicação em Melhor Elenco é uma consagração ao trabalho do Gabriel Domingues, além de celebrar a escolha do elenco e direção. “Essa indicação traz um indicativo de que o filme está sendo valorizado a partir dessa conexão que se dá com o elenco. É claro que o filme tem mil méritos, mas a entrada e a conexão dos espectadores aparentemente se dá pelo elenco.”
Além desta nova categorias para Calhado, o longa brasileiro tem chances em Melhor Filme Internacional também, embora “Valor Sentimental”, que está indicado em nove categorias, desponte como favorito, mas assim como em 2025, quando Ainda Estou Aqui foi premiado, desbancando o favorito da época: “Agora é batalha de campanha mesmo. Exibir e debater o filme. Wagner Moura estar na imprensa internacional, com entrevistas e sessões do filme. O longa ganhou muitos prêmios da crítica nos Estados Unidos. Então, é um filme que de fato é muito forte.”
Nas demais categorias, a concorrência está maior. Márcio Rodrigo pontua que em Melhor filme, por exemplo, eles indicam os produtores. “E produtor do Hamnet é simplesmente Steven Spielberg. E foi por isso, inclusive, que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme de drama. Um peso enorme do produtor dessa premiação.” Para Cyntia, a categoria Melhor Ator também conta com fortes concorrentes. “Tem o Timothée Chalamet, que venceu o Globo de Ouro. O Wagner Moura também venceu o Globo de Ouro, mas considerando que o Oscar tem uma tendência maior a premiar filmes norte-americanos. Então talvez não esteja tão favorável de fato para o Wagner Moura, uma pena”, conclui.
Os professores ressaltam a força do cinema brasileiro: “É excelente que nós voltemos novamente a sermos indicados a quatro categorias. Algo que só aconteceu no passado com “Cidade de Deus” e nunca mais havíamos repetido esse feito. É um momento excelente para o Brasil dentro do cinema hollywoodiano, dentro do mercado cinematográfico, não apenas brasileiro e norte-americano, mas mundial.”
O filme de Kleber Mendonça Filho, durante o Festival de Cannes em 2025, ganhou em Melhor Direção e Wagner Moura como Melhor Ator. O longa e o ator também foram premiados no Globo de Ouro em 2026.


0 Comentários