Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Vale a pena 'rever' de novo "Chocolate com Pimenta"?

Depois do mega sucesso de Mulheres de Areia, a trama de Walcyr Carrasco volta a ser reapresentada hoje
Drica Moraes como a assanhada Márcia Manicura é o maior destaque da novela (reprodução/TVGlobo)
Desde a década de 1970 que a emissora reprisa suas novelas, mas foi em 1980 que o programa ganhou nome "Vale A Pena Ver de Novo" com a reprise de Dona Xepa em 5 de maio, daquele ano. Hoje mais de trinta anos depois o programa tem causado sérios problemas dentro da emissora, na contra mão da baixa audiência, o programa chega a dar quase a mesma audiência que as inéditas da faixa das 18h e 19h, para se ter uma ideia no dia 8 de janeiro de 2003 a novela Por Amor, no seu penúltimo capítulo, ficou a 4 pontos da maior audiência das emissora a novela das 20h Esperança (de Benedito Ruy Barbosa), segundo a coluna Outro Canal da Folha, na época. Sua antecessora, História de Amor (também de Maneco) no dia 31 de janeiro de 2002, a trama deu a mesma duência que Desejos de Mulher (de Euclides Marinho) que era a atual trama das 19h.
Na sexta-feira (9) quando foi ao ar o último capítulo de Mulheres de Areia, de Ivani Ribeiro, Vale a Pena marcou 19 pontos de média, enquanto Amor Eterno Amor registrou 20 e Aquele Beijo 24. Isso seria uma maravilha, se os anunciantes não pagassem tão caro por 30 segundos nos intervalos das tramas inéditas, que andam capengando na audiência, isso se compararmos apenas com as tramas da Globo, se pegarmos novelas da Record por exemplo, é uma surra enorme.
O sucesso do Vale A Pena Ver De Novo não é de hoje e abre uma aspas importante na teledramaturgia brasileira, a falta de criatividade dos novelistas que abusam na repetição de situações e tramas, isso sem falar na escalação do elenco que está se repetindo a cada ano. O exemplo atual é a escalação de Gabriel Braga Nunes para Amor Eterno Amor, que saiu há menos se sete meses do horário nobre com um papel de destaque, depoi de tamanho sucesso merecia ao menos um ano de descanso de imagem.
Chocolate com Pimenta de Walcyr Carrasco, inspirada na obra A Viúva Alegre, não chega a ser ruim, mas muito nova na mente do telespectador, depois de dois grandes sucesso de décadas atrás como O Clone - exibida em 2001 - e Mulheres de Areia - de 1993 - o telespectador merecia uma trama antiga para dar descanso dos belos rostos de Murilo Benício e Mariana Ximenes, ele estará, por exemplo, em Avenida Brasil assim como Marcelo Novaes, que tem papel de destaque em Chocolate.
Mas merece destaque a apresentação da ótima Drica Moraes como a Márcia Manicura "Dona e proprietária do salão de beleza" que arranca gargalhadas do público em toda trama, e da ótima interpretação de Ximenes é claro. Chocolate é uma novela boa, engraçada e leve, este último adjetivo deve ter pesado para a escolha pela direção global, já que censuraram a abertura de Mulheres de Areia, a emissora se mostra refém da censura disfarçada de classificação indicativa.
Lamentável.

Vale A Pena Ver De Novo
Chocolate com Pimenta, de Walcyr Carrasco e Direção-geral/Núcleo Jorge Fernando.
Às 14h35.
Cotação: Boa.