Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Globo corta beijo lésbico de ‘Órfãos da Terra’

A Globo decidiu cortar o beijo lésbico entre as personagens Camila (Anajú Dorigon) e Valeria (Bia Arantes) na novela Órfãos da Terra, de Thelma Guedes e Duca Rachid, em cartaz na faixa das 18h. O beijo iria ao capítulo de sexta (6), que está disponível na Globoplay. Porém, foi ao ar uma cena romântica entre as personagens com pedido de casamento sendo realizado e sendo aceito entre as personagens.

PUBLICIDADE



A Globo tinha anunciado o beijo entre as personagens da novela, mas decidiu por não exibi-lo, mesmo ele já tenha sido gravado. Ao UOL, a emissora disse que foi uma decisão "puramente artística", procurada, a emissora não respondeu até o momento as nossas perguntas, que questionam quais são essas decisões "puramente artísticas" de veto. Curiosamente, a cena iria ao ar no mesmo dia em que uma polêmica instaurada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, estava em voga, o ex-bispo da Universal censurou livros na Bienal do Rio, com um beijo entre homens gays.

Há duas semanas uma cena na novela Bom Sucesso, de Rosane Swartman e Paulo Halm, na faixa das 19h, na Globo, teve uma cena de beijos entre dois rapazes. Sem alardear, a cena entre William (Diego Montez) e Pablo (Rafael Infante), dois homens homossexuais, a cena foi no apartamento de um deles em um diálogo do cotidiano, e a troca de um selinho foi uma despedida. Na novela das 21h, foi exibida uma cena de alto teor erótico entre os personagens Agno (Malvino Salvador) e Mão Santa (Guilherme Leicam), em A Dona do Pedaço.

VETO

Beijo gay exibido na novela 'Amor à Vida', de Walcyr Carrasco, exibido em 2012 (Globo)
Em 2005, a mesma coisa aconteceu durante o capítulo final da novela América, de Gloria Perez. A autora anunciou o beijo entre Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), o próprio Gagliasso fez questão de dirigir a cena que foi gravada em várias 'intensidades' como selinho, beijo ou beijão, assim como em Órfãos da Terra, os personagens ficaram apenas se olhando."Na gravação original, os lábios dos dois atores se tocavam, evoluindo para um beijo apaixonado, mas num estilo 'contido' (sem língua), nada parecido com tantos 'calientes' já protagonizados por casais héteros na teledramaturgia", conta reportagem da Folha, de 2005. "Não houve cena cortada. No capítulo que foi entregue, não tinha essa gravação. E, se tivesse [a cena], e a Globo julgasse que deveria cortar, cortaria, como corta tudo o que acha que não é pertinente", disse Luís Erlanger, na época em nota à Folha.

O beijo foi gravado quatro dias antes da data a ser exibida, Gloria Perez e Marcos Schechtman tiveram uma reunião com a alta cúpula da Globo. "Eu e o Marcos [Schechtman, diretor da novela] tivemos duas reuniões com a cúpula e defendemos a cena até o final. Não sou maluca, divulguei que o beijo ia sair. Está na hora de ser mostrado. O beijo tinha aceitação. Não vou carregar isso. É injusto", disse a autora na época contestando a Globo"A direção da TV Globo, ainda sim, determinou uma mudança na versão escolhida, optando pela abordagem que julgou mais apropriada para exibição numa novela das oito", disse em nota a Globo após serem criticados pela autora. Uma reportagem de Daniel Castro, também da Folha, na época, conta que a família Marinho sequer foi consultada e apenas os diretores gerais decidiram, o veto partiu de Octavio Florisbal.

Atualmente, na faixa da tarde em Por Amor, Nando (Du Moscovis) e Milena (Carolina Ferraz) trocam vários beijos de língua, na novela das sete, Bom Sucesso, diversas cenas de sexo são exibidas, entre Diogo (Armando Babaiof) e Gisele (Sheron Menezes), mas o beijo entre Camila e Valéria foi censurado. Na época, era noticiado que o beijo entre gays, que foi pela primeira vez defendido pelo autor Aguinaldo Silva, na novela Suave Veneno, estava "proibido", uma operação abafa tinha sido realizada na época, mas Erlanger à Folha decidiu culpar Gloria. Na época, a Globo foi acusada de fazer um golpe de marketing, a novela registrou 86% de share e média de 68 pontos, o recorde anterior era de Senhora do Destino (2005) com 62.

O beijo gay, foi exibido em 2012, na novela Amor à Vida, de Wlacyr Carrasco. A cena foi protagonizada pelos atores Mateus Solano e Thiago Fragoso.

Postar um comentário

0 Comentários