Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

ENTREVISTA: 'O maior desafio foi aliar ousadia com bom gosto', diz Mauro Mendonça Filho sobre 'Verdades Secretas'

Mauro Mendonça Filho orientando a atriz Camila Queiroz, a Angel da novela (TV Globo)

A novela Verdades Secretas, de Walcyr Carrasco, volta ao ar a partir do dia 24 de agosto, após a novela Império, de Aguinaldo Silva. Escalada às pressas para tapar buraco após a pandemia paralisar gravações de diversas novelas e séries da Globo, a trama vai ser um trampolim para o lançamento da segunda temporada da novela no Globoplay, prevista para ainda este ano.

A trama ganhou o Emmy Internacional de Melhor Novela e Grazi Massafera, que interpreta a modelo viciada em crack Larissa, foi indicada na categoria Melhor Atriz

A trama conta a história de Arlete/Angel (Camila Queiroz). Nascida e criada no interior de São Paulo, a jovem tímida e romântica chega à capital com o grande sonho de ser modelo, mas logo descobre que existe um submundo escondido sob o glamour da moda, do luxo e do dinheiro. Diante da família passando dificuldades financeiras, ela começa a integrar o casting da agência de modelos da ambiciosa Fanny (Marieta Severo) e se deixa levar pelas facilidades que esta nova realidade pode lhe proporcionar. Angel - como é batizada na agência - acaba vivendo uma intensa paixão com Alex (Rodrigo Lombardi), um dos homens mais poderosos da indústria têxtil.

Obcecado pelo sentimento que a modelo desperta nele, Alex se envolve com a mãe de Angel, Carolina (Drica Moraes), unicamente com o intuito de estar próximo dela, depois que a jovem se dá conta de que ele não é o príncipe do conto de fadas que idealizou. Dessa relação surge um arriscado triângulo amoroso.

Mauro Mendonça Filho e Walcyr Carrasco, diretor e autor de 'Verdades Secretas'

Leia a entrevista com Mauro Mendonça Filho, diretor artístico da novela:

Quando foi exibida originalmente, 'Verdades Secretas' foi um sucesso de público, crítica e comentários nas redes sociais. O que achou quando soube que seria exibida novamente na TV?
MAURO MENDONÇA FILHO: Achei ótimo. Até hoje, muita gente fala de 'Verdades Secretas', como se fosse ontem. Não caiu no esquecimento. Espero que o conteúdo ainda esteja atual e que continue causando impacto.

Como foi o processo de construção do conceito da obra?
MAURO MENDONÇA FILHO: 
Partimos de alguns conceitos básicos: primeiro, de dar um tom mais ácido na interpretação dos jovens. Para mim, juventude no audiovisual tem que ser sempre rock’n’roll. Tem que ser transgressor, com um certo tom de ameaça até. Nos inspiramos no cinema de Harmony Korine e Larry Clark, para dar alguma referência. Depois, aliamos a denúncia da exploração sexual com bastante sexualidade e liberdade, para confundir o público mesmo. Por último, nos inspiramos no Porn Chic, um conceito de moda criado pela Vogue e do grande fotógrafo Helmut Newton, que inspirou o livro e os clipes da Madonna, por exemplo.

Qual foi o principal desafio desse trabalho?
MAURO MENDONÇA FILHO: 
Embalar assuntos delicados como consumo de drogas e sexo, respeitando os limites da TV aberta. Aliar ousadia com bom gosto.

Quais cenas foram mais difíceis de serem realizadas?
MAURO MENDONÇA FILHO: 
Sem dúvida, a cracolândia. A dificuldade era grande, desde a pesquisa. Levei a Grazi (Massafera) lá, na cracolândia real, disfarçada. Cruzamos a rua, observamos discretos toda aquela degradação, conversamos com figuras que tentavam largar o vício, outras que tinham largado, mas sofriam para se manterem limpos. Tudo muito intenso. E, depois, ao recriar o ambiente, com a cenografia e figuração foi outro desafio. Não é uma realidade fácil para as pessoas que não viveram aquilo compreenderem. Precisou de muita alquimia por parte da direção. Foi tudo feito no Rio, numa rua do Santo Cristo. Por último, acertar o tom. Optamos pela compaixão. O viciado, antes de tudo é um doente. Está no limite de uma vida sem dignidade e há de se ter compaixão com essas pessoas. Procuramos criar um ambiente seguro para a Grazi poder se jogar e encenar a desgraça da sua personagem, a Larissa. E ela foi um colosso de atriz. Encarou tudo com coragem e muito, mas muito talento. Depois de 'Verdades Secretas', Grazi passou a ser super respeitada como atriz, principalmente dentro da classe artística.

O que 'Verdades Secretas' representa em sua carreira?
MAURO MENDONÇA FILHO: 
Não tenho muita dimensão, para ser franco. Sou daquelas pessoas que não para muito para pensar nos reflexos da carreira. Mas posso dizer que a resposta do público, nunca esquecendo de 'Verdades Secretas', já me realiza muito.

Como foi para você ver sua história concorrer e ganhar um Emmy Internacional?
MAURO MENDONÇA FILHO: Foi meu segundo Emmy Internacional, o primeiro foi com 'O Astro'. Penso assim, com relação à prêmios: se foi indicado, tá ótimo; se não ganhou; tá super ótimo, se ganhou, tá super excelente. É tudo festa, celebração e reconhecimento. Não tenho nenhuma atitude blasé com relação a isso.

A atuação do elenco foi muito importante para o resultado da obra. Como foi o trabalho com os atores? O que você poderia destacar?
MAURO MENDONÇA FILHO: 
Eles compraram o pacote e se jogaram. Filmamos em 2015, tempos menos patrulhados do que agora. Queríamos quebrar um tabu e retratar a sexualidade como algo que faz parte da vida de todo mundo, como dormir, comer, fazer ginástica. O tom mais pesado na interpretação foi algo que trabalhamos forte, também. Lançamos excelentes jovens atores, que alcançaram o estrelato depois de 'Verdades Secretas'.

Qual a principal lembrança que guarda das gravações?
MAURO MENDONÇA FILHO: 
Era muito divertido. Na verdade, é sempre muito divertido. E ao mesmo tempo, tudo muito sério e respeitoso. Equipe e elenco, em todos os trabalhos que faço, sempre têm uma integração muito grande, sem distinção, sem estrelismos. Eu procuro dar o exemplo, me despindo das camadas de ilusão que o sucesso impregna e quando todo mundo faz o mesmo, o resultado é que você gera algo no mínimo autêntico. Acredito piamente nisso.

Postar um comentário

0 Comentários