Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Morre aos 75 anos o autor Gilberto Braga


Morreu na noite desta terça (26) aos 75 anos no Rio de Janeiro o autor de novelas Gilberto Braga, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Braga estava internado no Hospital Copa Star e sofria do Mal de Alzheimer. Nos último dias, segundo reportagem de O Globo, ele passou a enfrentar uma infecção sistêmica a partir da perfuração de esófago. Gilberto Braga era casado com o decorador Edgar Moura Brasil.

SUCESSO

Considerado um dos maiores autores da televisão brasileira Braga assinou as novelas Dancin’ Days (1978), Água Viva (1980), Vale Tudo (1988) e Celebridade (2003), entre outros grande sucessos de público e crítica. É o autor responsável por uma das maiores vilãs de todos os tempos, Odete Roitmann, com quem parou o país com a pergunta: "Quem matou Odete Roitmann?" no final dos anos de 1988 e 1989.

Gilberto Braga nasceu no Rio de Janeiro, no dia primeiro de novembro de 1945. Cursou a faculdade de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e começou a trabalhar dando aulas na Aliança Francesa. Trabalhou ainda como crítico de teatro e cinema do jornal O Globo e estreou na Globo como autor em 1972, com uma adaptação de A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas, para um Caso Especial.

Sua primeira experiência em telenovela foi com Corrida do Ouro, em 1974, quando dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair. O primeiro sucesso foi com Escrava Isaura (1976). Em 1978, estreou no horário nobre, com um dos seus maiores sucessos: Dancin’ Days. Sua estreia em minisséries foi com Anos Dourados, em 1986.

Postar um comentário

0 Comentários