Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Documentário mostra talento e força de Nara Leão


O Globoplay disponibilizou na última semana o documentário O Canto Livre de Nara Leão, produzido pela equipe Conversa.doc, núcleo de documentários do programa Conversa com Bial. O documentário tem depoimentos de grandes nome da música brasileira, como Maria Bethânia, Chico Buarque Dori Caymmi, Paulinho da Viola entre outros.

"Nara foi uma cantora brilhante. Mas sua importância não se resume à música. Suas entrevistas, muitas vezes, pautavam as conversas em todo país. Ela confrontava os críticos que queriam rotular e limitar o seu trabalho. Com inteligência e delicadeza, Nara sempre fez o que quis na sua arte e na sua vida pessoal. Na maneira de vestir, de contestar, de falar, de se impor. Quis trazer esse jeito suave e contundente da Nara para ajudar a contar essa história", observa Renato Terra, diretor do documentário, que expõem como o ex-marido de Nara, Cacá Diegues, a importância de sua figura na cultura brasileira. Nana foi muito mais que uma grande cantora, foi uma grande mulher.

"Esse projeto traz várias facetas da Nara, apresentadas de uma forma original, não cronológica. Uma espécie de viagem emocional-musical pela história dela. Cada episódio é como se fosse um filme diferente sobre essa mesma pessoa. E o mais fascinante é conseguir falar de um grande, importante e criativo período da música brasileira através de uma única personalidade", analisa a montadora do projeto, Jordana Berg que traz imagens belíssimas em fotos e vídeos, recuperados de diversas entrevistas que a cantora deu ao longo de sua curta vida.

Os episódios contam com imagens de acervos variados, entre materiais raros e alguns inéditos, como arquivos da ditadura que foram descobertos recentemente. Entrevistas que Nara deu ao longo da carreira, números e encontros musicais, shows, filmes e fotos de reuniões em seu apartamento fazem parte do conteúdo que conta a história da mulher e artista potente que foi Nara Leão. O projeto ainda resgata o rico acervo do especial Por Toda A Minha Vida, exibido em 2007 na TV Globo, Ensaio, da TV Cultura, entre outros.

Conta com depoimentos de Roberto Menescal, Edu Lobo, Marieta Severo, Fagner e muitos outros, como a filha de Nara, Isabel Diegues que participa como consultora do documentário, apresenta a casa que a mãe construiu e tem um momento marcante no último episódio. Além de Isabel, tem a presença de José Bial, neto de Nara e filho de Pedro Bial, com Isabel,  que participa do documentário com depoimento e produtor de conteúdo.

BREVE RESUMO DOS EPISÓDIOS

O primeiro episódio mostra as origens da bossa nova em meio ao círculo de amizade que se formou na Zona Sul do Rio de Janeiro e que, mais tarde, se transformaria em um gênero de influência mundial. Com uma abordagem original, revela o que acontecia no famoso apartamento de Nara em Copacabana.

Intenso e forte, o segundo episódio apresenta uma Nara que já não tem nada de bossa nova. É quando ela começa a desenvolver sua consciência política e a dar voz a composições de sambistas como Zé Keti, Cartola e Nelson Cavaquinho. O episódio também traz o show “Opinião”, a primeira resposta artística à ditadura militar instituída em 1964, que, posteriormente, inspirou músicas de protesto.

A parceria de Nara com Chico Buarque e sua importância crucial nas carreiras de Edu Lobo, Sidney Miller, Fagner e Dominguinhos é tema do terceiro capítulo. Já no quarto episódio, aparece a Nara transgressora, que rompe barreiras. Ela participa da Tropicália, rompe preconceitos ao gravar um disco com músicas de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Marieta Severo dá um emocionante depoimento sobre a importância de Nara para as mulheres de sua geração.

O quinto e último episódio fala sobre afetos. O recorte conta com a entrevista de Cacá Diegues, que se casou com Nara; Roberto Menescal, seu amigo da vida inteira; e a filha Isabel. Nessa parte do documentário, é possível observar as pessoas falando de Nara na intimidade: a mãe, a esposa e a amiga que foi.

Postar um comentário

0 Comentários