Buba é intersexual - pessoa que nasce com órgãos genitais masculino e feminino - e no original foi interpretado por Maria Luísa Mendonça, atriz cisgenero. No enredo, se nada for mudado, a personagem adota uma jovem grávida em situação de rua, a Teca (papel não definido), e mantém um romance com um dos filhos de José Inocêncio, no original interpretado por Taumaturgo Ferreira.
*A personagem teve perfil modificado, a personagem interssexual interpretado em 1993, por Maria Luiza Mendonça, na versão atual é uma mulher trans.
Leia também
Após a morte do amado, com a ajuda do cunhado, médico ela faz a cirurgia de resignação sexual assumindo o gênero feminino.
REPRESENTATIVIDADE
A escalação da atriz pra viver Buba representa importante representatividade, em 1993, a personagem foi interpretada por uma atriz cisgenero (quando a pessoa se identifica com o gênero de nascimento/biológico), comum para a época. Dois anos depois, o ator Floriano Peixoto foi escalação para viver Sarita Vitti em Explode Coração, por exemplo.
Não é apenas na diversidade sexual que a representatividade tem sido avaliada - embora já seja importante. A novela se passa no interior da Bahia e personagens nordestinos ou não brancos tem sido escalados para papéis de destaque, como Juan Paiva e Theresa Fonseca, por exemplo.
0 Comentários