Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Claudia Raia se desculpa com espectador PcD, mas erra ao chamá-lo de “portador com deficiência”


A atriz Claudia Raia se desculpou nas redes sociais após ficar irritada com um espectador do espetáculo Cenas de Menopausa, da qual é protagonista e produtora, e que está em cartaz no Teatro Claro Mais.

A atriz ficou irritada e incomodada quando um rapaz deficiente visual com baixa visão usava um aparelho de áudio-descrição na plateia, ela achou que era um aparelho celular e parou o espetáculo.

No vídeo ela pede desculpas e diz que vai recebê-lo junto a amigos em uma próxima sessão, mas chama o rapaz de “portador de deficiência”, o que é errado. Em um relato nas redes, Rodolfo, disse que “ela só foi bem para mim,  que estava no meio do teatro, na fileira G, e falou: para de olhar no celular e tira esse fone. Você está no teatro preste atenção”, sem saber que era um aparelho de audiodescrição.


A atriz diz no vídeo, de desculpas, de que não foi avisada, como se precisasse, além de tudo o rapaz deveria estar na primeira fileira da plateia, geralmente destinada a pessoas com deficiência.

PCD

Segundo o site pcdmais, a termologia correta para se referir ao público é “pessoa com deficiência ou PcD”: “temos o termo Pessoa com Deficiência ou PcD. Ele é usado atualmente em leis e convenções nacionais e internacionais, portanto é o termo mais adequado para usar. Isso porque ele foca na pessoa e não na sua deficiência como os termos anteriores”, informam.

Postar um comentário

0 Comentários