A atriz Claudia Raia se desculpou nas redes sociais após ficar irritada com um espectador do espetáculo Cenas de Menopausa, da qual é protagonista e produtora, e que está em cartaz no Teatro Claro Mais.
A atriz ficou irritada e incomodada quando um rapaz deficiente visual com baixa visão usava um aparelho de áudio-descrição na plateia, ela achou que era um aparelho celular e parou o espetáculo.
No vídeo ela pede desculpas e diz que vai recebê-lo junto a amigos em uma próxima sessão, mas chama o rapaz de “portador de deficiência”, o que é errado. Em um relato nas redes, Rodolfo, disse que “ela só foi bem para mim, que estava no meio do teatro, na fileira G, e falou: para de olhar no celular e tira esse fone. Você está no teatro preste atenção”, sem saber que era um aparelho de audiodescrição.
Claudia Raia desculpa com homem PcD que estava na plateia de sua peça, mas erra ao chama-lo de “portador de deficiência” https://t.co/Fxfeph6YZ0 pic.twitter.com/AKLzg8pLvv
— @geraldopost (@geraldopost) September 16, 2025
A atriz diz no vídeo, de desculpas, de que não foi avisada, como se precisasse, além de tudo o rapaz deveria estar na primeira fileira da plateia, geralmente destinada a pessoas com deficiência.
PCD
Segundo o site pcdmais, a termologia correta para se referir ao público é “pessoa com deficiência ou PcD”: “temos o termo Pessoa com Deficiência ou PcD. Ele é usado atualmente em leis e convenções nacionais e internacionais, portanto é o termo mais adequado para usar. Isso porque ele foca na pessoa e não na sua deficiência como os termos anteriores”, informam.
0 Comentários