Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

NOVELAS: CoincidĂȘncias ou falta de criatividade

As coincidĂȘncias nas novelas da Globo passam de nomes iguais para situaçÔes, como Griselda em 'Fina Estampa' e SebastiĂŁo de 'Aquele Beijo' com o prĂȘmio da loteria
Lilia Cabral e CĂĄssia Kiss Magro, como Griselda e Dulce respectivamente, uma das maiores
polĂȘmicas envolvendo autores do alto escalĂŁo da Globo, com direito Ă  acusação de plĂĄgio.
Nos Ășltimos meses quem acompanha as colunas de televisĂŁo e fofoca dos jornais, revistas e sites brasileiros jĂĄ leram pelo menos uma nota sobre Aguinaldo Silva acusando Walcyr Carrasco de plĂĄgio por causa da personagem Dulce Maria (CĂĄssia Kissa Magro) uma mĂŁe batalhadora e Ă­ntegra, que tem um filho que estuda medicina e este Ă© um tremendo cafajeste em Morde & Assopra, coisas que Griselda (LĂ­lia Cabral) - sinopse hĂĄ alguns anos - passa pela mesma situação, Ă© mĂŁe batalhadora e tem o filho na mesma condiçÔes.
Silva acusou Carrasco de plĂĄgio na maior naturalidade, as provocaçÔes eram assuntos em quase todas as colunas de TV a ponto de Carrasco cogitar pedir demissĂŁo da Globo, que nĂŁo tomava uma atitude sobre o assunto, segundo coluna Outro Canal da Folha (27/09/2011). Agora as coincidĂȘncias parte para outra novela, Aquele Beijo tem SebastiĂŁo (Raoni Carneiro) que pega dinheiro emprestado da namorada para comprar um bilhete da loteria e vai ganhar.
Para quem nĂŁo sabe, a mesma Griselda que teve o drama familiar plagiado, ganhou na loteria recentemente, quer mais coincidĂȘncias? Vamos lĂĄ entĂŁo. Em Malhação Igor (Miguel Arraes) faz um perfil falso em uma rede social para ficar batendo papo com Debora (Juliana Lohmann), assim como RenĂ© Junior (David Lucas) tambĂ©m tem um perfil falso na internet para ficar batendo papo e marcar encontro com mulheres pelo Rio de Janeiro.
VIDENTE E EVIDENTE
Bruno Garcia (Aquele Beijo), Nicete Bruno (A Vida da Gente) e
Joana Lerner (Fina Estampa), vidĂȘncia e evidĂȘncias das tramas.
Começando com Malhação, uma trama rocambolesca, existe um nĂșmero que remete a uma sĂ©rie de coincidĂȘncia ao casal principal, alĂ©m do protagonista prever acontecimentos.
InĂĄ (Nicete Bruno) prevĂȘ acontecimentos em A Vida da Gente, de LĂ­cia Manzo. Sente quando algo estĂĄ errado com as netas e previu ‘em sonhos’ diversos acontecimentos, como o momento exato do acidente de Ana (Fernanda Vasconcellos), a filha e Manu (Marjorie Estiano).
Luana (Joana Lerner) previu a morte de Dona ZilĂĄ (Rosa Marya Collyn) em Fina Estampa, alĂ©m de decifrar, como se um espĂ­rito tivesse baixado nela o conteĂșdo do caderno de receitas da neta de ex-escrava.
Em O Astro de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, na faixa das 23h, o protagonista Ă© um vidente charlatĂŁo, protagonizado pelo ator Rodrigo Lombardi.
Na trama de Miguel Falabella, Aquele Beijo, o personagem Joselito, interpretado por Bruno Garcia, Ă© o vidente da trama, na Ășltima semana antecipou alguns acontecimentos como a volta de Neusa (ZezĂ© Barbosa) mĂŁe de Grace Kelly (Leilah Moreno), alĂ©m de protagonizar ao lado de MĂŁe Iara (Claudia Jimenez) - uma falsa mĂ©dium - cenas engraças e dramĂĄticas.

REPETIÇÕES
Tereza Cristina fez uma homenagem à Nazaré Tedesco, o autor fez questão de colocar
até fala para essa homenagem tentando fugir da 'acusação' de repetição.
O assassinato que Tereza Cristina (Christiame Torloni) cometeu nesta semana, empurrando o Mafioso escadas abaixo. Com a desculpa de ser uma homenagem à Nazaré (Renata Sorrah) de Senhora do Destino (2004), a situação ficou no mínimo estranha, sendo que Sorrah tem um papel de destaque em Fina Estampa.
Em Aquele Beijo o par romùntico Lucena (Grazi Massafera) e Vicente (Ricardo Pereira), repetem o que jå deu certo em Negócio da China (2008), na outra novela de Falabella. Na må fadada trama das seis, João lutava para conquistar o amor de Lívia, na primeira parte da novela, a mesma situação agora, mas que serå invertida futuramente. Ela disputarå o amor dele com Claudia (Giovanna Antonelli). Em Fina Estampa Sophie Charlote (Amålia) e Marcos Pigossi (Rafael) trabalharam juntos em Ti Ti Ti (2010), a repetição de casal jovem só não aconteceu por que Isís Valverde se recusou a fazer par romùntico novamente com Caio Castro, aí Adriana Birolli ficou com o papel de Patrícia.


GlĂłria Pires, Alessandra Negrine e Christiane Torlone, gĂȘmeas boas e mĂĄs
e a troca de identidade em todas as novelas nas novelas
Mulheres de Areia, ParaĂ­so Tropical e Cara & Coroa
RepetiçÔes de situaçÔes, personagens e atĂ© trilha sonora em novelas, nĂŁo Ă© de hoje. O caso clĂĄssico: gĂȘmeos em cena, Ruth e Raquel (GlĂłria Pires) inimigas e de Ă­ndole opostas, em Mulheres de Areia (Ivani Ribeiro, 1993) em reprise no Vale A Pena Ver Novo, Ă© o primeiro exemplo. Em Cara & Coroa (Antonio Calmon, 1996) Vivi e Fernanda (Christiane Torloni) faziam 'o mesmo' perfil de personagem, uma mĂĄ e outra ruim. Assim como Paula e ThaĂ­s (Alessandra Negrine) em ParaĂ­so Tropical (Gilberto Braga, 2008), mas o pior de tudo Ă© uma assumir a identidade da outra, foi usada nas trama das trĂȘs novelas.
MÚSICAS
Na trilha sonora, o caso recente de Easy estar nas tramas de Mulheres de Areia e O Astro, Ă© curioso. Neste caso nĂŁo chega a ser uma falta de criatividade, mas uma coincidĂȘncia tremenda.
Nas novelas Um Anjo Caiu do Céu (2001) e entrada e saída dos comerciais um trecho de Erva Venenosa de Rita Lee era o tema, anos depois, na novela Cobras e Lagartos (2006) era o mesmo trecho e não se deram o trabalho nem de trocar o intérprete.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios