Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

ABSURDO: Mussum Memes pede Cassação de Jean Wyllys


A imagem acima propõe uma reflexão sobre o tema preconceito. É claro que eu sei que a 'fanpage' Mussum Memes não é mediada pelo artista Mussum, morto em 1994, assim como eu sei que a página no Facebook é uma das mais divertidas da rede social.
Mas o que a imagem propõe é de uma tremenda intolerância, o que Jean Wyllys propõe com seu discurso, muitas vezes mal interpretado como agressivo, é a liberdade, seja esta liberdade de expressão e sexual. Wyllys, concordo, peca um pouco com tamanha agressividade em alguns momentos, mas é um agressividade absolutamente normal e coerente com os tamanhos absurdos que a sociedade trata homossexuais neste país.
O fato é que Wyllys não defende apenas a liberdade de gays - para se casarem, se beijarem, se relacionarem - mas também a liberdade religiosa, criticada por políticos evangélicos e católicos, o candomblé é amaldiçoado por intolerantes religiosos.
O que a imagem propõe é um absurdo tremendo, afinal, Wyllys é considerado um dos maiores exemplos do bem que a política brasileira já teve em sua história. Indo na contramão de mafiosos disfarçados de representes públicos, que além de roubar o dinheiro de todos nós, prega o absurdo e a intolerância na sociedade brasileira. Tão incapaz, infelizmente, de uma boa interpretação de texto, mas não é burra.
Uma coisa que precisa ser esclarecida, é que não existe nenhuma diferença entre os xingamentos 'Seu viado' e 'Seu macaco', é um exemplo grotesco que sempre utilizo quando quero colocar na cabeça das pessoas a real necessidade de acabar com o preconceito. Na semana que um homofóbico e racista foi eleito para presidir a Comissão de Direitos Humanos, propor a cassação de um político honesto como Wyllys é no mínimo lamentável.