Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Documentário "Rio Sonata" sobre Nana Caymmi é lançado


O atraso de mais dois anos o documentário "Rio Sonata - Nana Caymmi" de Georges Gachot é lançado comercialmente no Brasil pelo selo Quitanda, de Maria Bethânia, e distribuído pela Biscoi Fino.
Atrasos tem sido recorrentes a carreira de Nana, a gravadora EMI lançou no final do ano uma caixa com disco antológicos da cantora em comemoração aos seus 70 anos de carreira, com um ano de atraso.
O lançamento do Documentário demorou porque Gachot teve problemas com direitos de imagem, "ele fez a merda, depois teve que consertar porque existem diretos de imagem. Demorou bastante a sair, eu já estava puta da vida" disse a cantora em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, publicada em 2 de junho de 2013.
O documentários traz Nana Caymmi interpretando 31 canções, com imagens de arquivos, mostrando quando a cantora venceu em 1966 o I festival Internacional da Canção, da TV Globo, com a música Saveiros de Dori Caymmi e Nelson Motta, além da insegurança da cantora ao interpretação a música Caju em Flor, de João Donato, até a magistral interpretação de Medo de Amar de Vinicius de Morais, sem passar é claro pelo mega sucesso de Aldir Blanch e Cristóvão Bastos com Resposta ao Tempo.
O documentário ainda tem depoimentos de Gilberto Gil, ex-marido de Nana, Dori Caymmi, Bethânia, Miúcha, João Donato, Mart'nália e Milton Nascimento.
Em entrevista à Folha Bethânia comentou o impacto que teve ao ouvir Nana interpretando Medo de Amar de Vinicius "Ali, entendi tudo de música brasileira: Villa-Lobos, Tom Jobim, o pai dela (Dorival Caymmi). É a melhor gravação do mundo. Nana está acima de todas" e ainda ressaltou a admiração pela amiga, elas se conhecem há cinco décadas. "Quero fazer um disco que vai ser assim: Nana e Bethânia, ela canta e eu ouço" disse Bethânia.
Nana ainda ressaltou a sua vontade de se aposentar "Ela (a aposentadoria) existe, só estou esperando os cem anos de Caymmi. Não vou largar meus irmãos nessa sozinhos."

Rio Sonata - Nana Caymmi
Georges Gachot
90 minutos, Quinta/Biscoito Fino.