Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Edições Sesc lança livro fotobiográfico de Fernanda Montenegro

Um dos maiores nomes de artes cênicas do país, a atriz Fernanda Montenegro (foto, Leila Fugii), ganha um livro fotobiográfico editado pelo Edições Sesc São Paulo, braço editoral do Sesc SP. O livro "Fernanda Montenegro: itinerário fotobiográfico" reúne 699 fotos em 500 páginas divididas em 11 capítulos (e 2,6 kg) contando a trajetória pessoal e profissional da atriz, que é uma das atrizes mais queridas e premiadas do Brasil. A única Brasileira a concorrer ao Oscar de melhor atriz pelo filme "Central do Brasil".

Segundo o Sesc SP, o livro traz ainda registros raros de atuação ao lado de nomes como Nathália Timberg, Paulo Autran e Sérgio Brito, grandes parceiros de cena nos palcos, teatro ou televisão. Além de uma homenagem ao seu parcerio de vida, Fernando Torres.

O trabalho editorial começou em 2012, com pesquisa diversa, em 2016 ganhou sua primeira versão que foi reprovada pela atriz que se ofereceu para participar diretamente do novo projeto. "De lá para cá, foram quase dois anos de encontros, ligações, mensagens. Um labor artesanal e de esmero para reunir fragmentos de 86, 87, 88 anos – porque cada novo ano de vida era mais um amigo para homenagear, mais um filme e mais uma novela para incluir nesse livro que ainda está sendo escrito", conta Maria Elaine Andreoti em artigo publicado pelo Portal Sesc. Andreoti é assistente editorial das Edições Sesc São Paulo.

O livro será lançado na 16ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), a atriz é a personalidade convidada a abrir o evento, que neste ano homenageia a escritora Hilda Hilst, a atriz fará uma leitura de um texto sobre a escritora e sua obra. A atriz vai se apresentar ainda com o espetáculo/sarau “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, no dia 26, no Sesc Caborê, às 19h. Já no dia 27, no Sesc Santa Rita, Fernanda irá realizar um bate-papo com Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, e autografar seu livro "Fernanda Montenegro: itinerário fotobiográfico", às 19h.

Além da fotobiografia de Fernanda Montenegro o "Edições Sesc São Paulo" vai lançar outras obras, que GERALDOPOST, lista abaixo as datas e horários dos eventos.



LANÇAMENTO NACIONAL

A atriz vai ainda percorrer outras cidades para o lançamento do livro, em São Paulo, ela fará uma sessão de autógrafos no Sesc Consolação, as datas e horários, em São Paulo, ainda não foram confirmados. Na Bienal do Livro, que acontece entre 3 e 12 de agosto, a atriz vai participar de um bate-papo com Danilo Santos de Miranda, no dia 11 (sábado), às 16h. Os credenciados na categoria Plena, do Sesc SP - e de outros Estados -, têm entrada gratuita à Bienal do Livro.

A atriz participa de três eventos sobre o lançamento do livro com o diretor regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda:
Flip – dia 27 de julho, no Sesc Santa Rita, centro de Paraty.
Teatro Sesc Anchieta em SP (Sesc Consolação), no  dia 10 de agosto, 20hs.
Bienal Internacional do Livro – Arena Cultural do Pavilhão de Exposições do Anhembi. Dia 11, 16hs.

Em nenhum dos eventos está programado sessão de autógrafos. O livro pode ser comprado em qualquer Unidade do Sesc SP e nas livrarias parceiras do Edições Sesc, além do site www.sescsp.org.br/edicoes.

LEIA TAMBÉM

Confira a programação completa do Sesc SP na Bienal do Livro - clique aqui.

Ficha técnica:
Organização | Fernanda Montenegro
2018 | 500 páginas | 23,5 × 31 cm
ISBN 978-85-9493-081-1
Preço: R$ 160,00
Leia trecho no ISSUU.

Confira abaixo a programação completa das Edições Sesc São Paulo durante a 16ª FLIP os cinco dias de evento:

Dia 26/7 – quinta-feira
11h – Lançamento do livro "Patrimônio colonial latino-americano"
Bate-papo com o professor e autor Percival Tirapeli sobre sua extensa pesquisa que resultou neste livro ricamente ilustrado que abrange três séculos de arte e arquitetura colonial, seguido de sessão de autógrafos e visita guiada pelo centro histórico de Paraty.

13h30 – Lançamento do livro digital "A democracia no mundo digital: história, problemas e temas"
O professor e autor Wilson Gomes conversa com Sergio Amadeu da Silveira, sociólogo e organizador da coleção Democracia Digital, acerca da construção da ideia de democracia eletrônica e digital, passando por temas como crise de representação política, transparência, esfera pública, circulação de informações, participação e deliberação.

16h30 – Lévi-Strauss
Bate-papo com a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha sobre a biografia (escrita pela historiadora francesa Emmanuelle Loyer), de um dos antropólogos mais influentes do seu tempo, um pensador que enxergava na diversidade cultural um dos maiores bens da humanidade.

19h30 – "Copacabana: a trajetória do samba-canção (1929 – 1958)"
O jornalista Zuza Homem de Mello fala sobre seu livro, que documenta a história do samba-canção, desde seu surgimento no teatro de revista, até o advento da bossa nova. A conversa será ilustrada musicalmente pelo duo Lívia Nestrovski e Fred Ferreira, e será seguida de sessão de autógrafos.

Dia 27/7 -  sexta-feira

11h - Lançamento do livro digital "O comum entre nós: da cultura digital à democracia do século XXI"
O jornalista e autor do livro, Rodrigo Savazoni e o sociólogo Sergio Amadeu da Silveira, conversam sobre o terceiro volume da coleção Democracia Digital, que investiga a construção da ideia de commons (ou bens comuns, na tradução sugerida pelo autor) a partir da expansão das redes digitais de conexão, no fim dos anos 1990.

13h30 – Lançamento  do    livro   "Fases da vida: da gestação  à puberdade"
Após a trilogia “Reeducação do Movimento” o pesquisador, educador e coreógrafo, Ivaldo Bertazzo lança "Fases da vida" em um bate-papo com a médica Graziela Moreto e com o professor João Batista Freire, sobre assuntos abordados no livro, seguido de sessão de autógrafos.

16h30 - Lançamento do livro "Violão-canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil"
Bate-papo com o músico Chico Saraiva sobre sua pesquisa acerca da alternância de papéis do violão, ora como instrumento solista, ora como acompanhador do canto, seguido de show do autor com o gaitista Vitor Lopes e sessão de autógrafos.

ATIVIDADE NO SESC PARATY – UNIDADE SANTA RITA

19h - Lançamento do livro "Fernanda Montenegro: itinerário fotobiográfico"
Bate-papo com Fernanda Montenegro e Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, sobre o livro organizado pela própria atriz que reúne imagens que contam a sua trajetória pessoal e profissional. Esta mesma atividade acontece na Bienal do Livro.

Dia 28/7 - sábado
11h – Lançamento do livro Espaço em obra: cidade, arte, arquitetura
Bate-papo entre o arquiteto e autor do livro, Guilherme Wisnik e a artista Giselle Beiguelman sobre os desafios do urbanismo e as relações entre arte e arquitetura, seguido de sessão de autógrafos.

13h30 – Lançamento dos livros "Nova história do cinema brasileiro – volumes 1 e 2"
Bate-papo com Sheila Schvarzman, uma das organizadoras do livro, e Luciana Araújo, autora de texto, sobre a história do cinema nacional desde o início do século XX até a atualidade, seguido de sessão de autógrafos.

16h30 – Lançamento do livro "Fernando Lemos Hilda Hilst"
Bate-papo com o professor de literatura Augusto Massi, sobre o livro que apresenta o primeiro ensaio fotográfico da poeta Hilda Hilst feito por Fernando Lemos no Brasil, logo após sua chegada de Portugal. Um ensaio de autoria de Massi comenta esse encontro, somando-se a colagens feitas por Fernando sobre as fotos originais. O ensaio explora a trajetória de Fernando como poeta e fotógrafo, a produção de Hilda como jovem poeta e o encontro entre os dois.

19h30 – Lançamento do livro "Tarsila do Amaral: a modernista"
A professora e autora Nádia Gotlib fala sobre a biografia dessa destacada artista do modernismo brasileiro, seguida de sessão de autógrafos.

Dia 29/7 - domingo
11h – Intercâmbios da Língua Portuguesa
Organização: Câmara Brasileira do Livro, por meio de sua Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP)

Essa mesa reúne profissionais que atuam na promoção da língua portuguesa junto aos países e comunidades que falam esse idioma. Com Paula Alves de Souza, bacharel em Relações Internacionais pelo Richmond College, mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science e atual Diretora do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, que abordará a agenda brasileira de promoção da língua portuguesa no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Lúcia Riff, agente literária que representa mais de 50 autores brasileiros e seus herdeiros, falará sobre o seu trabalho de gestão do capital literário de alguns dos nossos principais escritores; Rosana Weg, Doutora em Letras Clássicas pela USP, sócia e editora editorial da Kapulana, falará sobre a publicação de autores africanos, de língua portuguesa, no Brasil; Leonardo Tonus, professor da Paris-Sorbonne IV e criador do projeto Printemps Littèraires, tratará de alguns cenários para a divulgação de escritores brasileiros contemporâneos no mundo. Mediação: Francis Manzoni, coordenador editorial nas Edições Sesc e coordenador da Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, da Câmara Brasileira do Livro.