Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Autor de telenovela, Alessandro Marson, dará workshop sobre roteiro e telenovela neste final de semana

Se o Brasil tem mais de 200 milhões de técnicos de futebol, têm também mais de 200 milhões de autores de novelas, tramas que conscientizam e divertem o público. São inúmeros os exemplos de novelas que pararam o país e engajaram telespectadores e empresas em causas sociais. A Globo, em seus mais de 50 anos de história, já mobilizou o país com tramas sociais e histórias, no ano passado, por exemplo, contou parte da história do Brasil e da independência com a novela “Novo Mundo”, de Alessandro Marson e Thereza Falcão.

Para escrever uma trama de sucesso, assim como ter uma vitória em campo, não existe uma fórmula, existe uma técnica e será neste embalo que o autor titular de telenovelas da Globo Alessandro Marson ministrará o workshop "Do primeiro ao último capítulo", no Teatro J. Safra, no próximo final de semana em São Paulo. A importância de uma boa sinopse e construção do personagem será tema dos dois encontros. Com curadoria de Maurício Machado e Eduardo Figueiredo o Teatro J. Safra, “tem como conceito fomentar projetos de relevância em arte e cultura. Realizar workshops e cursos com artistas de prestígio nas mais diversas áreas artísticas estão previstas em nossa programação”.

Durante o workshop, Marson falará sobre as atenções na hora de escrever uma telenovela: não apenas de como formatar um script, mas também em saber ‘o que é uma boa história’. "Um autor, um escritor, precisa ter vocação e precisa de muita leitura. Ler peças de teatro, romances, biografias - além de ir frequentemente ao cinema e ter uma boa cultura televisiva", explica o autor em entrevista EXCLUSIVA por e-mail.

Marson conta que parte das pesquisas de “Mundo Novo” foram realizadas no "Museu Nacional", que pegou fogo no começo do mês. "Era a casa de nossos personagens, onde boa parte da ação da novela vai se passar (assim como foi em Novo Mundo). Na nova novela vamos falar sobre a vida de Pedro II e da Imperatriz Thereza Cristina", explica o roteirista que tem 20 anos de carreira, e trabalhou como colaborador de novelas, que tiveram grande parte de pesquisa histórica, como "Cordel Encantado" (2011) e "Joia Rara" (2013), esta última venceu o Emmy Internacional em 2014. “Ela, como a Imperatriz Leopoldina, era uma grande entusiasta das artes e das ciências e teve papel fundamental no incremento da coleção do Museu Nacional (que antigamente funcionava em outro local, mas já existia desde a época de Dom João VI)", explica.

A construção da sinopse, e como “a moral de história” faz toda a diferença no enredo: “Busco histórias surpreendentes. Mas o que mais me preocupa é a construção das personagens. Para mim uma história só será boa se tiver personagens interessantes para contá-la”, ressalta, destacando o trabalho de autores como Silvio de Abreu, Gilberto Braga e Gloria Perez. Gloria por exemplo, é um exemplo de descobrir boas histórias, recentemente gostou tanto de um ‘tread’ no Twitter, que resolveu transformá-lo em série.

Para ao autor, o que mais lhe chama atenção é a construção do personagem, especialmente o protagonista: “Dedico muita atenção ao protagonista, penso muito no que ele ou ela quer conquistar e na forma que ele irá agir”, explica Marson, que em “Novo Mundo” explicou como se deu o grito da independência, por exemplo. "Uma outra pesquisa, sobre a novela das seis, 'Novo Mundo', vimos que as pessoas confundem o período de D. Pedro I com o do descobrimento do Brasil”, disse Silvio de Abreu destacando a importância da novela, no Domingão do Faustão.

“O incêndio e a perda de boa parte do acervo foi algo que nos deixou muito tristes. Mas que o ‘Museu Nacional’ e o ‘Palácio da Quinta’ estavam precisando de cuidados não era novidade para ninguém”, completa o escritor.

SERVIÇO:
WORKSHOP ALESSANDRO MARSON – ROTEIRO DE NOVELA
Data: 22 e 23 de setembro
Horário: 10h às 13h (sábado e domingo)
Informações e Inscrições: enviar e-mail de interesse para roteirodenovela@manhasemanias.com.br
Fone: (11) 3611-3042 (atendimento de quarta-feira a domingo das 14h às 21h)

Teatro J. Safra
Endereço: Rua Josef Kryss, 318 - Barra Funda - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3611-3042
Capacidade da casa: 627 lugares
Acessibilidade para deficiente físico