A Globo decidiu cortar o beijo lésbico entre as personagens Camila (Anajú Dorigon) e Valeria (Bia Arantes) na novela Órfãos da Terra, de Thelma Guedes e Duca Rachid, em cartaz na faixa das 18h. O beijo iria ao capítulo de sexta (6), que está disponível na Globoplay. Porém, foi ao ar uma cena romântica entre as personagens com pedido de casamento sendo realizado e sendo aceito entre as personagens.
PUBLICIDADE
A Globo tinha anunciado o beijo entre as personagens da novela, mas decidiu por não exibi-lo, mesmo ele já tenha sido gravado. Ao UOL, a emissora disse que foi uma decisão "puramente artística", procurada, a emissora não respondeu até o momento as nossas perguntas, que questionam quais são essas decisões "puramente artísticas" de veto. Curiosamente, a cena iria ao ar no mesmo dia em que uma polêmica instaurada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, estava em voga, o ex-bispo da Universal censurou livros na Bienal do Rio, com um beijo entre homens gays.
Há duas semanas uma cena na novela Bom Sucesso, de Rosane Swartman e Paulo Halm, na faixa das 19h, na Globo, teve uma cena de beijos entre dois rapazes. Sem alardear, a cena entre William (Diego Montez) e Pablo (Rafael Infante), dois homens homossexuais, a cena foi no apartamento de um deles em um diálogo do cotidiano, e a troca de um selinho foi uma despedida. Na novela das 21h, foi exibida uma cena de alto teor erótico entre os personagens Agno (Malvino Salvador) e Mão Santa (Guilherme Leicam), em A Dona do Pedaço.
VETO
![]() |
Beijo gay exibido na novela 'Amor à Vida', de Walcyr Carrasco, exibido em 2012 (Globo) |
O beijo foi gravado quatro dias antes da data a ser exibida, Gloria Perez e Marcos Schechtman tiveram uma reunião com a alta cúpula da Globo. "Eu e o Marcos [Schechtman, diretor da novela] tivemos duas reuniões com a cúpula e defendemos a cena até o final. Não sou maluca, divulguei que o beijo ia sair. Está na hora de ser mostrado. O beijo tinha aceitação. Não vou carregar isso. É injusto", disse a autora na época contestando a Globo. "A direção da TV Globo, ainda sim, determinou uma mudança na versão escolhida, optando pela abordagem que julgou mais apropriada para exibição numa novela das oito", disse em nota a Globo após serem criticados pela autora. Uma reportagem de Daniel Castro, também da Folha, na época, conta que a família Marinho sequer foi consultada e apenas os diretores gerais decidiram, o veto partiu de Octavio Florisbal.
O beijo gay, foi exibido em 2012, na novela Amor à Vida, de Wlacyr Carrasco. A cena foi protagonizada pelos atores Mateus Solano e Thiago Fragoso.
0 Comentários