O filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, tem estreia nacional marcada para 6 de novembro, antes disso tem sido exibido em sessões especiais pelo país, desde a semana passada, já teve sessões em Manaus, Maranhão e Recife, hoje (23) terá sessões no CineBH e amanhã (24) no Cine Ceará.
O elenco reúne grandes nomes do cinema nacional, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho e Roberto Diogenes, entre outros.
O longa foi o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026, os indicados serão anunciados em janeiro e o filme trem grande chances. Para Cyntia Gomes Calhado, crítica e professora do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM, o filme anunciado para representar o país tem grandes chances na maior premiação audiovisual. "Se considerarmos os prêmios do Festival de Cannes como um termômetro para o Oscar, 'O Agente Secreto' tem mais chances na edição de 2026 do que 'Ainda Estou Aqui" teve em 2025", diz.
O longa recebeu quatro prêmios no Festival de Cannes, sendo Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura. A professora destaca que essas premiações colocam o filme em vantagem na disputa por indicações ao Oscar 2026. "Vale lembrar que 'Ainda Estou Aqui' levou um prêmio de roteiro no Festival de Veneza antes de sua campanha para o Oscar."
Para O Agente Secreto, Cyntia relembra que a revista americana Variety, especializada em cinema, apontou a produção como uma forte candidata ao Oscar. "Não apenas na categoria Melhor Filme Internacional, a Variety também colocou nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Roteiro Original”, pontua.
A professora reforça que o filme vem ganhando força no cenário internacional. O longa será exibido no Museu da Academia na abertura do Bravo Film Festival, em 19 de outubro, com uma sessão apresentada por Walter Salles e um debate com o diretor Kleber Mendonça Filho e a produtora Emilie Lesclow.
0 Comentários