Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Maria Bethânia estreava nos palcos, com o show "Opinião", há 56 anos


A cantora Maria Bethânia comemora este ano 56 anos de carreira, a comemoração será realizada através de uma live que a Abelha Rainha fará no Globoplay - gratuita e aberta ao público. Além da live, a primeira de sua carreira, a Globo vai reprisar na madrugada de domingo (14) para segunda (15) o desfile campeão da Mangueira de 2016, que homenageou a cantora.

Bethânia estreou nos palcos substituindo Nara Leão no show Opinião, há exatos 56 anos. A descoberta se deu no livro Jards Macalé - Eu Só Faço O Que Quero (Numa Editora) lançado em dezembro. Há pelo menos duas décadas, a data de estreia de Bethânia nos palcos foi comemorado e propagado que Bethânia estreou em 13 de fevereiro de 1965, mas não, foi em 11 de fevereiro, dois dias antes em uma apresentação para a imprensa e convidados.

As informações são confirmadas por anúncios da época publicado em jornais como Diário de Notícias e Jornal do Brasil, de 12 de fevereiro de 1965, já com críticas de nomes importantes como Oto Lara Resende, Sérgio Cabral e Millor Fernandes, veja abaixo:

A informação foi confirmada por GERALDOPOST consultando o acervo de jornais como O Globo, em 11 de fevereiro de 1965 um anuncio na Página 8 de O Globo: "Zé Keti, João do Vale ee apresentando MARIA BETHÂNIA: Opinião", veja imagem abaixo:

O mesmo anúncio foi publicados em outros dias como 12, 14, 17 e 20/2/1965. Nesta última data, uma crítica assinada por Maura Alencar na página 7 do Suplemento "Ela", com foto no topo deste post.


Sua estreia é marcada pela interpretação magistral da música Carcará (João do Vale e José Cândido, 1964), que na voz teatral de Bethânia arrebatou o público e crítica. Apelidada de Abelha Rainha da MPB, Bethânia foi a primeira mulher a vender mais de 1 milhão de discos no Brasil e foi a artista mulher que mais vendeu discos nos anos 1970.

Em bilhete enviado para Bethânia, na época, Nara Leão (1942-1989) disse que a escolha por Bethânia foi certeira e que Bethânia é era a melhor cantora que existia na época. O bilhete, publicado em 1965 pelo jornal O Globo, está no blog #ABELHARAINHA, que GERALDOPOST edita em homenagem à cantora.

Postar um comentário

0 Comentários