Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Bolsonaro 'diz não' ao debate da Globo, Haddad não terá espaço

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) decidiu por não comparecer ao debate da Globo, que seria realizado na sexta (26). Até a noite de ontem (22) o debate estava confirmado na grade de programação da emissora para logo após a novela "Segundo Sol", substituindo Globo Repórter.

Em nota a emissora diz que recebeu na noite de ontem (22) a recusa do candidato do PSL "em razão de limitações de saúde" e "como se trata de campanha de segundo turno" e como conversado entre "assessorias dos candidatos" o debate não seria substituído por entrevistas.

Na quinta (25) a emissora exibe nos Estados que terão segundo turno debate entre os candidatos ao Governo do Estado, nas demais praças terá exibição de um filme. Esta é a primeira vez desde 1989, que nenhum debate é realizado no segundo turno das eleições. Ainda em 1989, as primeiras eleições após a Ditadura Militar, quatro emissoras se uniram para um debate único.

Na época, Globo, Manchete Bandeirantes e SBT dividiram a transmissão e abancada de mediadores. Embora a TV Globo tenha cancelado o debate os jornais O Globo, Extra e Valor Econômico e a revista Época, entrevistam o candidato à Presidência pelo PT, Fernando Haddad. No Twitter a hashtag "#HaddadNaGlobo" era a segunda mais comentada do país.

Leia a nota completa abaixo:

Recebemos na data de hoje, último dia combinado com as campanhas dos candidatos à Presidência para confirmação do debate de sexta-feira próxima, email da campanha do candidato Jair Bolsonaro (transcrito abaixo), informando que o mesmo não poderá participar do evento, em razão de limitações de saúde.
Já o candidato do PT, Fernando Haddad, confirmou sua disposição de estar presente. Como se trata de campanha de segundo turno, obviamente não há outros candidatos para viabilizar a realização do debate.
Na reunião de elaboração das regras do evento foi acertado com as assessorias dos candidatos que, se Jair Bolsonaro não pudesse comparecer por razões de saúde, o debate não seria substituído por entrevistas.

A emissora ainda divulgou a carta de Bolsonaro com a recusa de ir ao debate:

'Como informado pelo Rodrigo Marcondes, na reunião do dia 9 de outubro pp., a presença do candidato Jair Bolsonaro ao debate da TV Globo precisaria ser confirmada por sua assessoria, tendo em vista o seu atual quadro de saúde.
Apesar de o Dr. Antonio Macedo ter reduzido o nível de restrição de suas atividades rotineiras, o candidato continua com limitações em virtude da bolsa de colostomia. Segundo explicado pelo aludido médico (vídeo anexo), o paciente com a bolsa de colostomia fixada ao lado direito do abdômen, como no caso do candidato, não tem qualquer controle intestinal. Com isso, o seu preenchimento total pode ser rápido e inesperado, podendo levar ao rompimento da bolsa, o que gera extremo desconforto e constrangimento ao paciente.
Além disso, por orientação médica, ele ainda deve evitar esforço físico, estresse excessivo ou ficar muito tempo em pé.
Por esses motivos, ele não poderá comparecer ao debate marcado para o dia 26 de outubro, às 22 horas'".