Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Morre aos 78 anos a atriz Jandira Martini


Morreu na segunda (29) a atriz Jandira Martini, aos 78 anos. A atriz estava em contratamento contra um câncer de pulmão. A informação foi divulgada por Marcos Caruso, amigo de longa data da atriz.

"Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida", lamentou Caruso.

Nascida em Santos, no litoral de São Paulo, e formada em Interpretação pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP), Jandira fez várias novelas na TV Globo. Entre as interpretações mais famosas está a Zoraide, da novela "O clone". Jandira morava na cidade de São Paulo com a família e atuou fortemente no teatro paulistano.

Jandira Martini fez inúmeros papeis na teledramaturgia nacional seja na TV ou no cinema. Ela está no ar atualmente na novela América, em reprise no canal Viva, como Odaléia, mãe da protagonista Sol. Ainda com Glória Perez ela fez Zoraide (O Clone, 2001), Donana (Amazônia, de Galvez a Chico mendes, 2007), Puja Hitid (Caminho das Índias, 2009) e Farid Khalid (Salve Jorge, 2012), ela estsve ainda em minisséries como Os Maias (2001) e A Casa das Sete Mulheres (2003). No SBT viveu, Genu (Éramos Seis, 1994) e Rebeca (Sangue do meu sangue, 1995). Na Manchete atuou e foi colaborador ade texto em Ana Raio & Zé Trovão, 1990.

No cinema fez inúmeros filmes, um dos mais famosos foi Olga (2004), no teatro escreveu inúmeras peças entre elas o Prêmio Shell de Melhor  Autora, com a peça Porca Miséria, em 1993, com Marcos Caruso, e O Eclipse, em 2008, (autora solo) venceu o APCA.

Postar um comentário

0 Comentários