A novela Três Graças estreia dia 20 na Globo e marca retorno de Aguinaldo Silva a emissora após cinco anos, Silva foi demitido após mais de 40 anos de emissora em janeiro de 2020, dois anos antes ele enfrentou a maior crise de sua carreira com a novela O Sétimo Guardião, criada de forma coletiva em um curso de roteiro que lhe garantiu a denúncia de plágio.
A crise e o fracasso da novela fizeram com que ele fosse dispensado, segundo ele, de forma humilhante. Meses depois, ele foi notificado da reprise de Fina Estampa, seu último sucesso na casa. Em Três Graças, ele retoma o desenvolvimento da trama em trio, desta vez com a Virgílio Silva e Zé Dassilva.
De origem humilde e sobrenome Maria das Graças, Gerluce (Sophie Charlotte), a mãe, Lígia (Dira Paes), e a filha, Joélly (Alana Cabral), dividem o mesmo destino: a gravidez solo na adolescência. Mulher doce, resiliente e com grande capacidade de enfrentar adversidades, Lígia encarou de cabeça erguida os desafios de criar a filha sem o apoio de Joaquim (Marcos Palmeira), um sujeito solitário, de comportamento esquisito, que nunca quis assumir a paternidade.
Com o exemplo da mãe, Gerluce se tornou uma mulher batalhadora e determinada. Ainda muito nova, foi seduzida por Jorginho Ninja (Juliano Cazarré), antigo chefe da facção criminosa da Chacrinha – a comunidade fictícia onde vive com sua família em São Paulo. Desse relacionamento, engravidou de Joélly, que criou apenas com a ajuda de Lígia, enquanto o pai da menina segue preso há muitos anos. Agora que a filha chegou à adolescência, a maior obsessão da vida de Gerluce não poderia ser outra: impedir que sua filha acabe por repetir a sina da mãe e da avó e se torne outra mãe solo. Mas o destino não é algo que se pode controlar. A jovem Joélly, de apenas 15 anos, tem a gravidez confirmada logo no início da história.
“A gente vai trazer à tona essa tríade de mulheres de diferentes gerações que vivem um ciclo parecido. E o que será que vai interromper esse ciclo? Como é a evolução de uma mulher que se vê mãe tão jovem e depois se vê avó tão jovem? São os desdobramentos disso tudo. É um olhar para uma personagem que vai representar muito bem a mulher que alicerça uma casa, a mulher que dá chão para as outras gerações virem. E a gente sabe que, na estrutura da família brasileira, a mulher é esse alicerce”, observa Dira Paes.
O bebê de Joélly é fruto do romance com Raul (Paulo Mendes), rapaz rico que passou a frequentar a Chacrinha em busca de drogas e que acaba perseguido pelos traficantes locais em função de dívidas. Gerluce apoia a filha desde o primeiro exame, mas como nunca quis contar para ela quem é seu pai, Joélly, com sua personalidade forte, se sente no direito de não revelar à mãe que se envolveu com o filho da patroa dela, Arminda (Grazi Massafera). A jovem vai enfrentar momentos complicados sem dividir com a família. "Por ter crescido em um ambiente só de mulheres fortes, a Joélly tem uma sagacidade e uma esperteza que lhe dão uma certa independência. Acredito que, por isso, ela toma decisões sozinha e não divide suas questões. Ao mesmo tempo, é extremamente sonhadora e romântica, acredita muito no amor", define Alana Cabral.
Enquanto Gerluce e Lígia desconhecem que Joélly vive uma situação delicada com o pai da criança,que revela não ter condições de criar um filho, Joélly encontra em Kellen (Luiza Rosa), sua melhor amiga, o apoio para lidar com a relação proibida e conturbada.
Em meio a uma rotina exaustiva, que encara com otimismo, Gerluce faz o possível para proteger e incentivar a filha a cursar uma faculdade. E como Ligia precisou se afastar do trabalho como cuidadora de Josefa (Arlete Salles), por causa de uma doença pulmonar grave, Gerluce assumiu o posto da mãe na mansão de Arminda, filha da idosa. Lá será onde, por uma coincidência do destino, vai descobrir que sua mãe é vítima de um esquema de falsificação de remédios em que a Arminda está envolvida. “Existe uma injustiça muito grave sendo cometida contra a comunidade dela, que está recebendo remédios falsos. E o que a Gerluce vai fazer com essa informação? Ela precisa cuidar da mãe, é esteio da família naquele momento. Ao mesmo tempo, é perigoso mexer com gente tão poderosa. Existe um desafio sobre como agir e quais caminhos seguir”, analisa Sophie Charlotte.
CONFIRA O RESUMO DA SEMANA
Capítulo 01 - 20/10/25
Gerluce demonstra preocupação com a possibilidade de Joélly estar grávida. Viviane lembra a Gerluce da amizade que as une. Arminda destrata Claudia e o filho Raul. Joélly percebe que Gerluce conhece o motorista do ônibus de nome Gilmar. Gerluce desconversa quando Joélly se interessa em saber o nome de seu pai. Paulinho não entende o fato de Juquinha querer ser policial. Kellen tenta tranquilizar Lígia ao perceber que ela está preocupada com a neta. Ferette leva duas sacolas de dinheiro para Arminda e diz à amante que não confia em Gerluce. Arminda sente ciúmes da forma como Ferette olha para a escultura que ocupa um dos quartos da casa. Joélly descobre que está grávida e se nega a dizer o nome do pai do bebê. Juquinha nota o clima entre Gerluce e Paulinho. Arminda culpa Gerluce pelo sumiço da mãe. Gerluce fica em pânico ao ser flagrada por Arminda e Josefa olhando a escultura das Três Graças.
Capítulo 02 - 21/10/25
Arminda repreende Gerluce com severidade. Josefa conta a história da escultura das Três Graças para Gerluce. Raul fica assustado com a possibilidade de ser pai. Raul relembra como conheceu Joélly, ao entrar na casa de Lígia. Uma cliente da farmácia comenta com Viviane que os remédios cedidos pela Fundação Ferette não fazem efeito. Viviane avisa a Edilberto que muita gente que toma os remédios da fundação tem piorado. Zenilda conta a Arminda que desconfia que o marido tenha uma amante. Lorena tem um olhar crítico para sua família. Macedo manda Edilberto cuidar de Misael ao ver o viúvo xingando Ferette na porta do evento em homenagem ao dono da fundação. Joélly avisa a Gerluce que seguirá com a gravidez e não contará quem é o pai de seu filho. Edilberto atropela Misael propositalmente. Xênica registra o entusiasmo de Arminda após a homenagem a Ferette. Gerluce diz que rezará para que a criança seja uma menina.
Capítulo 03 - 22/10/25
Gerluce apoia Joélly. Josefa diz a Gerluce que a escultura As Três Graças é autêntica e vale uma fortuna. Gerluce comenta com Lígia que, segundo Josefa, Rogério não cometeu suicídio. Paulinho pensa em Gerluce. Leonardo reclama do jeito de Lorena. Arminda aparece mexendo na estátua, que abriga uma quantia grande de dinheiro. Paulinho aborda Gerluce e afirma que gostaria de conhecê-la melhor.
Capítulo 04 - 23/10/25
Misael promete vingar a morte da mulher, diante do túmulo. Misael pede abrigo para Joaquim. Ferette diz a Zenilda que a polícia parou de investigar a morte de Rogério, uma vez que o ex-sócio deixou um bilhete provando que cometeria suicídio. Joaquim avisa a Misael que o amigo corre perigo se descobrirem que ele está vivo, e deixa claro que não quer saber de Lígia e Gerluce. Viviane avisa a Gerluce que viu Joélly na rua. Raul é seguido por um rapaz da comunidade. Josefa ajuda Gerluce a enganar Arminda para que a cuidadora possa ir atrás da filha, que sumiu. Gerluce liga para Paulinho para pedir ajuda. Kellen procura Joélly. Joélly confronta Raul, quando ambos se veem diante de Bagdá e seu bando.
Capítulo 05 - 24/10/25
Kellen consegue convencer Bagdá a não atentar contra Raul e Joélly, ao contar quem é o pai da jovem. Raul é seguido por dois garotos do bando de Bagdá e consegue se abrigar na casa de Joélly. Paulinho e Gerluce não acreditam na história que Joélly conta sobre seu paradeiro. Arminda discute com Raul, e precisa se colocar diante da estátua para se acalmar. Paulinho comenta com Juquinha que percebeu que a filha de Gerluce esconde algo da mãe. Joaquim observa Gerluce de longe. Gerluce se desespera ao ver sua mãe desacordada.
Capítulo 06 - 25/10/25
Lígia desperta, e Gerluce comenta com Viviane que os remédios da farmácia da Fundação Ferette não estão fazendo efeito para a mãe. Viviane demonstra preocupação e aconselha um exame toxicológico em Lígia. Josefa deixa todos assustados ao dizer que viu Rogério em casa. Bagdá descobre que a família de Raul tem posses. Ferette manda Arminda levar Josefa para um asilo. Gerluce é hostilizada pela aproximação de Gilmar. Gerluce intervém quando Arminda tem uma reação agressiva com Josefa, depois que ela diz à cuidadora que Rogério não morreu. Viviane tenta acalmar Leonardo ao ficar presa com ele no elevador do prédio da Fundação. Gerluce ignora a mensagem de Gilmar. Joaquim conversa com Misael sobre a paternidade de Gerluce. Raul fica apavorado ao ser abordado por Bagdá.
0 Comentários