Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Sesc muda de logomarca e unifica a cultura brasileira

No dia em que comemora 66 ano o Sesc Brasil muda de cara, mas não perde a essência. A cultura, o entretenimento e a valorização social dos cidadãos brasileiro.
Acima a nova logo marca do SESC, que hoje dia 13 de setembro comemora 66 anos, as cores azul e amarelo continuam predominando a marca, que está mais simples, dinâmica e moderna. Abaixo a íntegra da nota oficial da mudança:


Nova Marca SESC

No dia 13 de setembro, data em que completa 66 anos de criação, o Sesc – Serviço Social do Comércio apresentará ao país a sua nova marca. A mudança da identidade, que nas últimas décadas marcou as ações e atividades da Instituição junto ao seu público e a sociedade em geral, é fruto de um extenso estudo, baseado na ampliação e renovação do trabalho do Sesc ao longo do tempo, para 
se adequar à demanda de sua clientela.

A nova marca será apresentada no intervalo da novela das 21h, da TV Globo. A identidade mantém as cores azul e amarelo, tradicionais da Instituição, mas modifica seu formato, tendo uma imagem mais moderna e dinâmica. No período de um ano, as fachadas dos centros e espaços operacionais em todos os estados serão modificadas, de forma a criar uma unidade nacional.

O escritório de design Packaging Brands foi responsável pelo trabalho de desenvolvimento da nova marca. Para realização do projeto, a empresa ouviu funcionários em todo o país e, por meio dos depoimentos, traçou um perfil da instituição e identificou seus pontos marcantes. Surgiram então dois norteadores para a elaboração da nova identidade: transformação e novos horizontes.

Sesc

O Sesc foi criado pelo Decreto - Lei nº 9.853, de 13 de setembro de 1946, por iniciativa do empresariado do comércio de bens, serviços e turismo. O propósito, na ocasião, foi o de promover uma melhor qualidade de vida aos comerciários e seus familiares no difícil período do pós-guerra. Presente em todas as unidades da Federação, a Instituição atua nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer, nos mais diversos projetos.

Ao longo dessas seis décadas, o trabalho do Sesc passou por mudanças para se adequar as novas necessidades de sua clientela, tendo ainda ampliado sua área de ação, com projetos que beneficiam as comunidades carentes de serviços básicos, dentro de um compromisso de colaborar com o desenvolvimento do país.

A nova marca do Sesc traduz a transformação promovida pela evolução de seu trabalho e fortalece sua presença e atuação em todo território nacional. Demonstra uma projeção para o futuro, abrindo novos horizontes, mas também o lado acolhedor e de integração da Instituição.

Mudan̤a da Marca РPerguntas:

• Por que o Sesc optou pela mudança da marca?

O Sesc foi criado em 1946, época do pós-guerra, com a missão de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao seu público-alvo: trabalhadores do comércio e seus dependentes. Ao longo dessas seis décadas, a instituição passou por mudanças para se adequar as novas necessidades de sua clientela, tendo ainda ampliado sua área de ação, com projetos que beneficiam as comunidades carentes de serviços básicos, dentro de um compromisso de colaborar com o desenvolvimento do país.

A nova marca do Sesc reflete a evolução de seu trabalho, mais abrangente e com maior sintonia em relação às necessidades da sociedade.

Além disso, o Sesc é uma instituição de âmbito nacional. Estamos presentes em todas as unidades federativas, por meio de Departamentos Regionais com autonomia de gestão de suas unidades. Essa característica de gestão, que facilita a proximidade com público e atendimento de suas demandas, com o tempo, acabou por fragmentar a imagem nacional da instituição. Surgiram submarcas, com identidades regionais e de projetos. A opção por uma nova marca tem como meta fortalecer a imagem nacional do Sesc, mostrando que apesar de suas características regionais, é uma única instituição com conceitos maiores, que atendem a toda a população, independente da localização geográfica.

• Qual é o objetivo com esta mudança?

Fortalecer e uniformizar a marca em todo o território nacional. A partir de 13 de setembro, todos os Departamentos Regionais adotarão a mesma identidade visual, que transmite os conceitos de transformação e novos horizontes.

• Como se chegou a estes conceitos que orientam a nova marca?

O escritório de design Packaging Brands foi responsável pelo trabalho de desenvolvimento da nova marca. Em um primeiro momento, foi realizada uma série de entrevistas com servidores de diversos estados, que falaram de suas percepções sobre o Sesc e seu trabalho. A partir destes depoimentos, foram elencadas palavras-chaves, que traçaram um universo da Instituição.

Foi detectado que a marca Sesc tinha como diferenciais: a a̤̣o propositiva e educativa; a atitude transformadora; a presen̤a e abrang̻ncia nacional; a valoriza̤̣o da diversidade cultural e o conhecimento t̩cnico e capacidade de realiza̤̣o. Esses pontos foram condensados em dois principais norteadores - transforma̤̣o e novos horizontes Рque seṛo trabalhados por todos os Departamentos Regionais, fortalecendo a imagem da Institui̤̣o.

• Quantas marcas o Sesc já teve ao longo do tempo?

Trabalhamos nestas seis décadas com quatro marcas. As duas primeiras, utilizadas desde sua criação até 1958, traziam a ideia de saúde, prevenção, e amparo, que traduziam as ações desenvolvidas na época, como cursos de valorização social, que proporcionavam a geração de renda extra às famílias comerciárias, e atividades de amparo à saúde, como as maternidades e clínicas médicas.

Com o passar dos anos e a modificação da vida do comerciário, o Sesc investiu em novos projetos, direcionados principalmente à área de lazer. Surgiram as ações de integração, com as colônias de férias e as atividades recreativas. Dessa forma, a partir de 1959, a marca passou a traduzir o conceito de família.

Com o tempo, ocorreu nova mudança por conta da necessidade de ganho de visibilidade e legibilidade, surgindo então à identidade que usamos atualmente.

Esta nova marca leva em conta esta necessidade, mas traz um formato mais moderno e dinâmico, para facilitar a comunicação com seu público, hoje bem mais consciente de seus direitos e deveres e próximo às diversas inovações tecnológicas.

• Como a nova marca traduz o posicionamento do Sesc?
A marca traduz a transformação e a modernidade e ao mesmo tempo mostra, por meio do símbolo amarelo, o acolhimento, característica forte do Sesc, que atua no convívio e integração de seus usuários. A representação gráfica demonstra uma projeção para o futuro, abrindo novos horizontes, mas também reforça o lado acolhedor e de união da Instituição.

• Por que azul e amarelo?

O azul e o amarelo já eram cores utilizadas na marca do Sesc, identificadas pelo público. O azul é uma cor forte, transmite solidez, e o amarelo lembra alegria, projeta para o futuro.

• Quanto tempo levou o desenvolvimento da nova marca?

Os trabalhos começaram em maio de 2011 e terminaram em julho de 2012, com a aprovação da nova marca na Reunião do Conselho nacional.

• Qual o maior desafio na criação da nova marca?

O Sesc é uma instituição de âmbito nacional, representada em cada unidade federativa por um Departamento Regional. Por conta da grande diversidade de nosso país, o Sesc adota um modelo de trabalho que confere aos regionais

autonomia de gestão, de forma que sejam identificadas as demandas de cada região e atendidas com maior eficácia.

A nova marca do Sesc precisou traduzir todo este universo e diversidade, representando uma instituição que tem uma mesma missão – bem-estar e qualidade de vida do trabalhador do comércio, seus familiares e população em geral -, desenvolvida em diferentes vieses, de forma a respeitar a tradição e história de seu público-alvo.

• O que será feito com os materiais que têm a antiga marca?
Está sendo feito um plano de descarte dos materiais com a antiga marca. Os de maior visibilidade para o público serão trocados ao longo de três meses. Para todos os demais, foi dado um período de uma ano para a total substituição.

• Haverá alguma alteração no posicionamento da marca?

Não, pois o Sesc sempre teve como posicionamento o bem-estar e qualidade de vida de seu público. A nova marca apenas reforça estas posturas, traduzidas nos conceitos de transformação e novos horizontes, obtidos por meio da ação educativa que permeia todas as atividades desenvolvidas pelo Sesc.

• O Sesc não teme que a mudança de marca seja rejeitada pelo seu público?

Não existe este temor, pois a marca apenas se modernizou. A nova marca ainda traz os valores do Sesc, que são muito fortes, e o trabalho realizado nesta mudança teve como meta reforçar tais valores, tão importante para o público e o posicionamento da Instituição.

• As unidades do Sesc passarão por mudanças para se adequarem à nova marca?

Neste primeiro momento, apenas as principais unidades vão ter as fachadas modificadas. Os Departamentos Regionais têm um ano para fazer a modificação nas demais. Neste período, a nova marca será colocada em locais de destaque nas unidades para ajudar a familiarização do público.

• Quanto tempo levará para que todas as unidades estejam com a nova marca?

O prazo estimado é até setembro de 2013

• Quanto custará nacionalmente a mudança da marca, tendo em vista que serão alteradas fachadas, materiais de comunicação, entre outros?

Os custos serão locais e diluídos até 2013, pois há diferenças de quantidade e tipos de material para cada estado.

• Haverá alguma campanha de lançamento da nova marca?

O lançamento da nova marca será no dia 13 de setembro, no aniversário de 66 anos do Sesc. A Agência de Propaganda Ogilvy é a responsável pelas ações de divulgação. A nova marca será apresentada nacionalmente por meio de um comercial, veiculado na TV Globo, no intervalo da novela das 21h. Os servidores do Sesc conhecerão a nova marca horas antes, por meio de ações locais, com explicação sobre todo o processo de mudança.

• Qual a importância da mudança para o servidor?

O Sesc procura envolver seus servidores em todo os processos, pois entende que esta relação faz parte da valorização de seus quadro funcional. Neste momento marcante, da mudança da marca, não poderia ser diferente. A ideia é que todos estejam engajados neste momento histórico da Instituição.

Postar um comentário

0 Comentários