Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Sesc SP participa da Virada Cultural 2020; veja programação


O Sesc SP divulgou a programação da 16ª Virada Cultural, que este ano é realizada virtualmente. Parceria cultural da Prefeitura, não vai ficar de fora, a instituição não vai ficar de fora. Com o tema Tudo de arte, nada de Aglomeração e está distribuída por todas as regiões de São Paulo, mas sem aglomeração de público. Tem show, filmes, games, um especial do SescTV em comemoração ao centenário da escritora Clarice Lispector e uma série de podcasts sobre os principais centros de formação teatral da região de São Paulo.

Em shows, a banda Carne Doce, faz um show no sábado (12), às 19h, no instagram (@sescaovivo) e no Youtube (/sescsp), além deste show o público poderá rever shows já realziados pelo Sesc desde abril e ouvir aos álbuns recém lançados pelo Selo Sesc que tem o novo trabalha de Alaíde Costa, que acaba de completar 85 anos com o disco O Anel - Alaíde Costa canta José Miguel Wisnik, e a obra completa para violino e piano de Claudio Santoro em álbum duplo com Emmanuele Baldini e Alessandro Santoro.

Em cinema, o Cine Sesc integra sua programação virtual do Cinema Em Casa, com a Virada Cultural, e traz ainda filmes da 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro (uma seleção de filmes nacionais lançados entre novembro de 2019 e outubro de 2020, na cidade de São Paulo), uma mostra em homenagem ao diretor Leon Hirszman (disponível em sescsp.org.br/leonhirszman), filmes no 15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo (disponível em sescsp.org.br/festlatino).

Em Gastronomia e saúde, o Sesc, em parceria com o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro (ICIB), realiza a série "OBLÒ Contos e Encontros, Histórias Italianas com Sotaque Brasileiro". A programação online é composta de cinco programas que passeiam por assuntos variados, da gastronomia à literatura, da arquitetura aos contos populares, que trazem um olhar curioso sobre temas cotidianos e sua relação com as artes, além de pôr em foco personalidades como Lina Bo Bardi e sua Casa de Vidro, em São Paulo, Luigi Pirandello e suas viagens às Américas (Brasil incluso) e Emilio Villa, que colaborou com os concretistas Haroldo e Augusto de Campos e Décio Pignatari. O conteúdo está disponível em sescsp.org.br/sescdigital.

Para quem curte um podcast, a dica é a série do CPT_Sesc - Centro de Pesquisa Teatral Aproximações Pedagógicas: A Formação do Ator. Composta de oito episódios, apresenta alguns dos principais centros de formação teatral da região de São Paulo, partindo da fundação, em 1948, da pioneira Escola de Artes Dramáticas (EAD) e atravessando a segunda metade do século 20 até adentrar o século 21, com a criação da SP Escola de Teatro, em 2010. O conteúdo está disponível em sescsp.org.br/sescdigital.

Já quem gosta de games não pode perder o especial Lugar de Jogo, conjunto de jogos que apresenta manifestações das artes e da cultura pelo viés da pluralidade de narrativas desenvolvidas sob o olhar da diversidade. A curadoria é do Sesc São Paulo em parceria com Tainá Felix e Jaderson Souza, da Game Arte. O conteúdo está disponível em sescsp.org.br/lugardejogo. O Sesc Bom Retiro leva mais um vídeo do seu programa fixo Domingames, para o Youtube (/sescbomretiro), no domingo, às 15h.


O centenário de nascimento da escritora Clarisse Lispector, é celebrado com a exibição de duas produções sobre a autora no SescTV. Trata-se do documentário De Corpo Inteiro e do curta-metragem O Ovo, ambos dirigidos pela cineasta Nicole Algranti. O conteúdo está disponível em sesctv.org.br.

O Sesc Campo Limpo, realiza às 15h, seu canal no Youtube (/sesccampolimpo), o LOYAL Contém Magia, desfile digital da nova coleção com peças experimentais da LOYAL, que fala sobre mulheres que já se sentiram invisibilizadas pela estrutura de alguma forma, enaltecendo essas existências. A coleção Contém Magia contempla os calçados desenvolvidos por LOYAL junto à Zaxy, com intervenções artísticas de Brenda Dourado, Thalia Abdon, Brrioni, Jacira Silva, Clara Xavier e Lavinea Soares.

As crianças não ficam de fora:

O Cine Sesc realiza o CineClubinho, espaço na plataforma Sesc Digital que apresenta o melhor do cinema para crianças, com o filme Os Under Undergrounds, O Começo, com direção de Nelson Botter Jr, que ficará disponível por sete dias. O longa conta a história de Heitor, que, após ser expulso de sua banda por não ser "cool" o bastante, cai em um bueiro e vai parar em uma cidade subterrânea muito diferente, onde encontra amigos leais e uma nova banda. Juntos, eles passarão por diversas aventuras e terão de lidar com as diferenças, superar fraquezas, resolver dramas pessoais e crises típicas da adolescência, que serão vencidas através da amizade e amor pela música.

No Sesc Bom Retiro, o projeto Brinquedos que a gente faz em casa, domingo, às 12h, no youtube (/sescbomretiro) tem uma edição especial com o tema Minimundo. A arquitetura em papel é uma técnica milenar, encantadora e com muitas possibilidades. Foi usada em diversas áreas, como arquitetura, desenho e cenografia. Por se tratar de um material simples, o papel costumava ser considerado como uma presença menor na arte, porém ele é capaz de produzir trabalhos de tanta complexidade e com detalhes tão minuciosos que é difícil acreditar no resultado que podem alcançar: representação de prédios, construções, paisagens urbanas, esculturas....


FILMES DO CINESESC

EU NÃO SOU SEU NEGRO

(Dir.: Raoul Peck | EUA, França, Bélgica, Suíça | 93 min | 2016 | Documentário | 12 anos)

Narrado por Samuel L. Jackson, o documentário constrói uma reflexão sobre como é ser negro nos Estados Unidos. Em 1979, James Baldwin iniciou seu último livro, "Remember This House", relatando as vidas e assassinatos dos líderes ativistas que marcaram a história social e política americana: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr. Baldwin não foi capaz de completar o livro antes de sua morte, e o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck, que combina esse material com um rico arquivo de imagens dos movimentos Direitos Civis e Black Power, conectando essas lutas históricas por justiça e igualdade com os movimentos atuais que ainda clamam os mesmos direitos.

BAKOSÓ - AFROBEATS DE CUBA

(Dir.: Eli Jacobs-Fantauzzi | Cuba | 50 min | 2019 | Documentário | Livre)

O filme segue o DJ Jigüe até sua cidade natal, Santiago de Cuba, para encontrar inspiração em novos sons. Ele acredita que o Afrobeats ajudou a criar um novo gênero, o Bakosó, um belo intercâmbio sonoro e cultural entre Cuba e África. O longa é uma mostra do rico e inesgotável intercâmbio artístico e humano entre a África e o Caribe no século XXI. Aborda a tecnologia, a cultura, os protagonistas e a paisagem que deu luz a este fenômeno musical de fusão cubana com o afrobeat.


CINE ÁFRICA

OLHE PRA MIM

(Dir.: Néjib Belkadhi | Catar, França, Tunísia | 96 min | 2018 | Ficção | Livre)

Lotfi, um imigrante tunisiano que vive na França, é forçado a voltar a sua terra natal para cuidar de Youssef, seu filho autista de nove anos que ele não via há sete. Ignorado pelo seu filho, que não lhe dá sequer um mínimo olhar, Lotfi transforma sua situação em um desafio que o levará ao caminho certo para se tornar um pai de verdade.

RETROSPECTIVA DO CINEMA BRASILEIRO

ALICE JÚNIOR

Direção: Gil Baroni | Brasil | 2019 | 87 minutos | 12 anos | Ficção

Alice Júnior é uma YouTuber trans cercada de liberdades e mimos. Depois de se mudar com o pai para uma pequena cidade onde a escola parece ter parado no tempo, a jovem precisa sobreviver ao ensino médio e ao preconceito para conquistar seu maior desejo: dar o primeiro beijo.

DIZ A ELA QUE ME VIU CHORAR ÉRAMOS

Direção: Maíra Bühler | Brasil | 2019 | 83 minutos | 16 anos | Documentário

Moradores de um hotel no centro de São Paulo vivem amores tumultuados por sua condição vulnerável. O edifício é parte de um programa municipal de redução de danos para usuários de crack prestes a ser extinto. Entre escadas circulares, quartos decorados, viagens de elevador e ao som das músicas do rádio, os personagens são atravessados por sentimentos de amor romântico e medo da perda. Diz A Ela Que Me Viu Chorar, retrata um grupo de pessoas reunidas por laços fortes em frágil abrigo.

ÉRAMOS EM BANDO

Direção: Marcelo Castro, Pablo Lobato e Vinícius de Souza | Brasil | 2020 | 54 minutos | 12 anos | Ficção

Impedidos de estrear seu 25º espetáculo por conta da pandemia de Covid-19, atrizes e atores do Grupo Galpão se lançam em uma primeira experiência artística no ambiente virtual. Um trabalho de resistência poética.

OS UNDER UNDERGROUNDS, O COMEÇO

Direção: Nelson Botter Jr. | Brasil | 2020 | 100 minutos | Livre | Animação

Heitor foi expulso de sua banda por não ser ‘cool’ o bastante. Magoado, se distrai na volta pra casa e cai num bueiro em obras indo parar em uma cidade subterrânea muito diferente. Nesse lugar, habitado por criaturas humanóides muito ‘esquisitas’ ele finalmente encontra o que buscava: amigos leais e, mais que isso, uma banda. Heitor se torna o novo guitarrista dos ‘The Under-Undergrounds’, uma bandinha de garagem que não liga para estereótipos devido ao amor que compartilham pela música. Juntos eles passarão por diversas aventuras e terão de lidar com as diferenças, superar fraquezas, resolver dramas pessoais e crises típicas da adolescência, que serão vencidas através da amizade e amor pela música. Como se já não bastasse tudo isso, ainda terão de ajudar Heitor voltar para casa!

SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER

Direção: Éthel Oliveira, Júlia Mariano | Brasil | 2020 | 105 minutos | 14 anos | Documentário

Em resposta à execução de Marielle Franco, as eleições de 2018 se transformaram no maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu, com candidaturas em todos os estados. No Rio de Janeiro, Mônica Francisco, Rose Cipriano, Renata Souza, Jaqueline de Jesus, Tainá de Paula e Talíria Petrone se candidataram aos cargos de deputada estadual ou federal. O documentário acompanhou essas mulheres, em suas campanhas, mostrando que é possível uma nova forma de se fazer política no Brasil, transformando o luto em luta.

INABITÁVEL

Direção: Matheus Farias, Enock Carvalho | Brasil | 2020 | 20 minutos | 12 anos | Ficção

O mundo experimenta um fenômeno nunca antes visto. Marilene procura por sua filha Roberta, uma mulher trans que está desaparecida. Enquanto corre contra o tempo, ela descobre uma esperança para o futuro.

Direção: Ana Flavia Cavalcanti, Julia Zakia | Brasil | 2019 | 16 minutos | 10 anos | Ficção

Val e suas duas filhas vivem numa casa de 16 metros quadrados. Certa madrugada, mãe e filhas são subitamente acordadas com palmas e alguém chamando por Val no portão. A voz é de Neném Preto, amigo de Val e dono do mercadinho. No portão, Val ouve dele um estranho pedido: o de usar seu quintal para desovar uma exótica carga. Mãe de família, ela hesita, mas acaba cedendo.

PERIFERICU

Direção: Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda, Vita Pereira | Brasil | 2019 | 22 minutos | 16 anos | Ficção/Documentário

Luz e Denise cresceram em meio às adversidades de ser LGBT no extremo sul da cidade de São Paulo. Entre o vogue e as poesias, do louvor ao acesso à cidade. Os sonhos e incertezas da juventude inundam suas existências.

A MORTE BRANCA DO FEITICEIRO NEGRO

Direção: Rodrigo Ribeiro | Brasil | 2020 | 11 minutos | 14 anos | Documentário

Memórias do passado escravista brasileiro transbordam em paisagens etéreas e ruídos angustiantes. Através de um poético ensaio visual, uma reflexão sobre silenciamento e invisibilização do povo preto em diáspora, numa jornada íntima e sensorial.


RETROSPECTIVA LEON HIRSZMAN

Títulos - "São Bernardo", "Eles Não Usam Black-Tie", "Cantos de Trabalho no Campo-Mutirão", "Cantos de Trabalho no Campo-Cacau", "Cantos de Trabalho no Campo-Cana-de-Açúcar", "ABC da Greve", "Pedreira de São Diogo", "Megalópolis", "Ecologia", "Maioria Absoluta", "Nelson Cavaquinho", "Cantos de trabalho no campo", "Posfácio: entrevista com a dra. Nise da Silveira", "Imagens do Inconsciente: Fernando Diniz - Em Busca do Espaço Cotidiano", "Imagens do Inconsciente: Adelina Gomes - No Reino das Mães" e "Imagens do Inconsciente : Carlos Pertuis - A Barca do Sol". [Disponíveis até 09 de fevereiro de 2021]


15º FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO

Contemporâneos | Foco América Central

Títulos - A Condessa, Agosto, Apego, De Barlavento a Sotavento e Rio Sujo.

Postar um comentário

0 Comentários