Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Manuela Dias deveria ser presa no final de 'Vale Tudo'


A novela Vale Tudo, termina nesta sexta (17), na Globo e tem como principal mistério: Odete Roitman morreu? A confusão em torno da morte da bilionária é tamanha que tudo pode acontecer, inclusive ela estar viva, o que vem sendo abordado em algumas rodas de conversa, especialmente pelo noveleiros de plantão, que quer novidade.

Odete Roitman morreu em 1988, na véspera de Natal, sacudindo o país, em uma época que a telenovela era ainda o principal produto da televisão brasileira, hoje não é muito diferente, a trama segue tendo repercussão, mas muito longe do ideal - isso sem comparar com o debate ocorrido há 37 anos, em torno da premissa da história que era: "Vale a pena ser honesto no Brasil?" A realidade do audiovisual era outra e não cabem comparações.

O mote da trama "Vale a pena ser honesto no Brasil?", saiu de uma conversa familiar de Gilberto Braga (1945-2021) instigava a sociedade a discutir um país afundado na lama, hoje, o mote apagado pelo bebe-reborn e pelos fatymores, foi destituído por uma autora que ao invés de fazer uma atualização da novela, fez uma releitura, da pior maneira possível. Assim como em 1988, o cerne da sociedade brasileira segue tendo a política - e suas nuances - como principal assunto do país.

Sem qualquer trocadilho, a política da Globo hoje em dia tem sido, pelo o que consta, a proposta de não causar polarização no país, três anos depois de uma eleição presidencial desafiadora. A demissão de Gloria Perez, após a autora se negar a mudar a trama principal daquela que seria sua próxima novela: Rosa dos Ventos. A própria escritora disse que a cultural woke estava acabando com as telenovelas, que apesar de estar certa não foi levada a série. 

Antes disso Manuela Dias já tinha levantado a bola: 'falar mal do Brasil não é mais legal', em entrevista a Folha de S. Paulo, deixando claro que sua adaptação do enredo majestoso de Gilberto Braga, Leonor Bèsseres e Aguinaldo Silva, iria transformar a maior telenovela da televisão brasileira em motivo de piada por tramas inconsistentes, perseguição á mocinha preta e claro, roteiro mal escrito.

Ao longo das últimas quatro décadas, o Brasil foi abordado nas telenovelas de diversas formas, inclusive, como crítica social. É uma marca das tramas brasileiras causar discussões na sociedade, muitas vezes dosadas entre a 'futilidade' de 'com quem a  mocinha vai terminar' a fomentar a discussão sobre a aprovação do Estatuto do Idoso, para citar dois exemplos.

Se Manuela Dias, fez da série Justiça, em 2016, uma abordagem interessante sobre impunidade e racismo estrutural, fez de Vale Tudo um desmonte. Se Manuel, que já confessou que foi ela quem matou Odete Roitman, eu faço uma proposta para a sociedade: Prendam Manuela Dias.

Postar um comentário

0 Comentários