Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

CARNAVAL 2012: "Ó Abre Alas" de Chiquinha Gonzaga


Dos bons e velhos tempos, as marchinhas de carnaval marcaram toda uma geração de muita diversão. A primeira delas "Ó Abre Alas" da magnífica Chiquinha Gonzaga, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro, foi composta em 1899. O estilo importado dos portugueses ganharam grande destaque no começo do século passado, sendo mais popularizada entre as décadas de 1920 à 1960, sendo substituídas desde então pelas sambas enredos, que passaram a ser mais baratos aos blocos carnavalescos que passaram também se serem chamados de Escola de Samba. 
Das marchas mais sutis, aquelas com duplo sentido e até mesmo as homofóbicas, termo não utilizados na época, fizeram grande sucesso. Ficaram cada vez mais dançantes com a influência da música comercial americanizada, mas nem por isso menos importantes.
ESPECIAL
A partir de hoje, você vai acompanhar as marchinhas mais famosas, diariamente uma nova postagem com um vídeo mostrando as marchinhas. Hoje no primeiro dia, a composição de Chiquinha Gonzaga, "Ó abre alas" interpretada por Ângela Maria, Emilinha e Marlene, três grandes cantoras da época do rádio juntas, no encerramento de capítulo da minissérie da Rede Globo, "Chiquinha Gonzaga" de 1999, de Lauro César Muniz, com direção de Jayme Monjardim.

Postar um comentário

0 Comentários