Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Adoniran Barbosa é tema de exposição e filme em SP

"Foi aqui seu moço/que nós construímos nossa maloca", diz trecho de um dos sambas mais famosos de São Paulo, entoado por Adoniram Barbosa, tema do documentário Adoniran - Meu Nome é João Rubinato, de Pedro Serrano. Apaixonado pela música Saudosa Maloca, que trecho abre este post, mergulhou na visualidade de um dos sambas mais famosos de São Paulo.

O curta, Dá Licença de Contar, fez muito sucesso e deu razão para o documentário Adoniran - Meu Nome é João Rubinato. Adoniran é descendentes de italianos, criou um identidade própria cantando samba com erros de português, soava cômico mas era mal visto também. Garimpando o Acervo da TV Cultura os pesquisadores descobriram uma entrevista de Elis Regina que dispara que Adoniram não é para rir, é um caso sério na música popular brasileira.

Com 93 minutos, o documentário teve várias versões com 4h, depois com 2h. O documentário conta muito mais que uma história de um personagem, mas de toda uma cidade, a de São Paulo. E não é apenas o documentário que faz parte disso tudo, uma exposição no Corredor Literário - aquela passagem entre os dois lados da Rua da Consolação, na altura do Petra Belas Artes - outro patrimônio cultural de São Paulo. "Conseguimos reunir roteiros de cinema e de rádio, objetos pessoais como o chapéu e o sapato que ele mais usava no fim da vida, e também a famosa liança feita com a corda do violão", conta Pedro Serrano ao Estadão.

TRAILER

Postar um comentário

0 Comentários