"A Força do Querer" estreia com a difícil missão de ser um grande sucesso



Gloria Perez estreia sua 12ª novela na noite desta segunda-feira (3), "A Força Do Querer" tem a promessa de trazer ao horário um grande sucesso, após oito novelas trazerem a tona a discussão da fórmula desgastada, foram cinco anos com duas estreias de autores, Walcyr Carrasco e Maria Adelaide Amaral, embora a trama de "Amor à Vida" tenha feito bastante sucesso, a crítica era unânime no quesito enredo e texto ruim.

Maria Adelaide Amaral foi escalada para escrever uma trama das 21h e trouxe seu colega, Vicent Villari, para a co-autoria. Eles escreveram duas novelas de sucesso juntos, na faixa das 19h, mas no principal produto da emissora, passaram longe do sucesso. Tiveram a trama adiada, por retratarem a vida de políticos de uma cidade, o que na prática foi bem superficial, restaram os furos e personagens ruins, com diversas intervenções da alta cúpula da emissora, o resultado: um fracasso.

Embora existam diversas teorias que explicam o fracasso das novelas: como o fim da hegemonia da Globo, o desgaste do gênero e até mesmo autores ultrapassados. Tudo isso sai em vão, quando se compara a audiência das novelas com a concorrência. O pior momento da faixa foi em 2014, quando "Babilônia" chegou a ficar atrás do sucesso que a novela bíblica Os Dez Mandamentos, da Record TV estava passando, causou uma crise jamais enfrentada pela emissora.

Se o público buscava cada vez mais a realidade e coerência nas telenovelas no começo dos anos 2000, em 2014 esta teoria não valeu. "Babilônia" criticava e abordava a corrupção, violência e diversidade na sociedade brasileira, mas o público preferiu assistir à novela que tinha o texto fraco e atores péssimos em cena. Porém, as histórias da bíblia sempre garantem ótimos resultados à massa, se dá pelas inconstáveis versões da Paixão de Cristo que se tem mundo à fora.

FÓRMULA

Gloria Perez volta com uma trama fora dos seus padrões Brasil-Exterior - o que norteou suas últimas novelas "Salve Jorge" (2012), "Caminho das Índias" (2009), "América" (2005), "O Clone" (2001) e "Explode Coração" (1995) -, ela provou com todas as letras que a fórmula de fazer sucesso existia: pega uma cultura estrangeira e exótica, uma boa atriz como protagonista e um ator mediano, crie situações inusitadas de conflitos culturais entre acultura do país correspondente àquilo em que vivemos no país.

Mas as novelas de Gloria foram muito além disso, discutir um assunto que está em evidência mundialmente mas fora do conhecimento da grande massa, como tráfico de pessoas, psicopatia, imigração ilegal, clonagem humana e internet, entre outros assuntos. A autora fez de suas novelas muito mais que um produto para consumação pelo público, discutiu relações em situações que variava entre o crível e o novelesco.

A realidade sempre esteve nua e crua nas novelas da autora, de "Partido Alto" (1984) até a "A Força do Querer" as novelas são calcadas na realidade que os telespectadores estão vivendo, em 1984 a autora, ao lado do colega Aguinaldo Silva, co autor de Partido Alto, colocou uma personagem reclamando de ter de andar muito entre o ponto de ônibus até a sua residência, a crítica social fez com que o prefeito da cidade no Rio de Janeiro colocasse uma linha de ônibus na cidade para atender os moradores. Na trama atual, que estreia hoje, existe uma lista de tramas que a autora se inspira na realidade para abordar na novela.

Sereismo - uma tendência exótica brasileira em que mulheres, apaixonadas pelo mito da sereia, se veste como a personagem do folclore e fazem disso uma profissão, a trama de Ritinha (Isis Valverde) é inspirada na  'sereia profissional' Mirella Ferraz. "Ela terá também muitas coisas da minha personalidade, como o exibicionismo (algo bem inerente das Sereias, assim como o gostar de provocar, de seduzir) a persistência, a alegria", contou Mirella para GERALDOPOST.

Bibi Perigosa - a personagem é inspirada na vida de Fabiana Escobar, uma mulher que casada com um homem que enveredou para o crime (tráfico de drogas) na favela da Rocinha (RJ) acabou se envolvendo nas mais diversas loucuras por amor. A trama é uma adaptação do livro "Perigosa", que a Globo comprou os direitos em 2013, iria virar série, mas acabou entrando no enredo de destaque na novela. "Tudo na vida tem uma motivação. A minha era por uma causa boa: amor, mas que enveredou para um resultado ruim", contou Fabiana em entrevista exclusiva.

Trans (transexualidade e transgênero) - é a segunda vez que a autora toca no assunto em suas novelas, em Explode Coração (1995), em uma época que não se tinha muito conhecimento sobre o assunto, a personagem Sarita (Floriano Peixoto) conquistou o público, mas não a comunidade gay. Chamado de caricato e exagerado, a autora fez da personagem uma mistura de travesti, transformista e transexual, em uma trama repleta de humor e humanidade. Na novela atual o assunto será tocada através de dois personagens, Ivana (Carol Duarte) uma mulher que não se identifica com o corpo feminino e com Nonato (Silvero Pereira), um artista transformista. "É na percepção sobre 'quem eu sou, não depende de como me visto'", contou o ator com exclusividade.

O vício em jogo será um dos temas abordados na trama, como que um simples passatempo pode transformar a vida de uma família inteira ao se tornar uma doença? Na trama, a personagem Silvana (Lilia Cabral) irá passar pela angústia que é ser viciada em jogo. A trama terá ainda a discussão sobre Cosplay, uma mistura de inspiração e interpretação de personagens do mundo literário ou entretenimento midiático, como desenhos animados e filmes. Os padrões de beleza proposto pela mídia, também será abordado através da personagem Abigail (Mariana Xavier), uma mulher que se orgulha do corpo. "A Abigail não quer fazer dieta porque ela está muito satisfeita com o espelho. Temos que nos aceitar como nós somos. As pessoas têm biotipos diferentes, histórias de vida diferentes. Não tem como incluir todo mundo em um padrão. Nem julgá-las por isso", disse a atriz para o GShow.

POLÊMICA

Mais de seis meses antes de a novela estrear a autora já enfrentava uma grande polêmica, a escolha de uma atriz cisgênero (pessoas que se identifica com o corpo de nascimento) para interpretar uma trans na novela. A polêmica tomou conta das redes sociais na época, em entrevista publicada por GERALDOPOST em janeiro, a autora foi mais incisiva: "Já imaginou se gênero e sexualidade viessem a ser critério para escolhas artísticas? Um hétero não poderia interpretar um gay, um gay não poderia interpretar um hétero…"

Um mês depois a autora revelou que iria abordar a questão de gênero através de uma mulher que não se identifica com o corpo, sendo assim, a personagem é uma "trans homem". Uma série de questionamentos passaram a circular na internet, questionamento a escolha de uma 'não trans' para fazer um papel de um trans. Ivana é uma garota que foi criada para ser o espelho da mãe, Joyce (Maria Fernanda Cândido) tanto na vaidade quanto no gestual feminino, porém, entra em conflito com o corpo e consequentemente com a mãe ao não se identificar com este padrão.

Joyce e Ivana em cena da novela 'A Força do Querer': Joyce obriga a filha a usar vestido (Foto: Divulgação)

“Vai subir num salto, vai botar um batom, passar um blush”, pede Joyce.

“Você não entende: isso não combina comigo...!”, retruca Ivana que ainda tenta argumentar com a mãe.

Neste contraponto a autora vai ousar colocando uma atriz transexual, Maria Clara Spinelli, interpretando uma mulher cisgênero. Miraceli, será uma vilã que entra na novela por volta de Maio ou Junho e marcará o retorno da atriz às produções da emissora, pela terceira vez. Spinelli, estreou com a personagem Anita, em Salve Jorge, quando ela caiu nas promessas dos traficantes de pessoas que lhe prometeram uma cirurgia de mudança de sexo.

Spinelli ainda estrelou a série Super Max e protagonizou uma cena estridente sobre preconceito ao público transexual. Janete, personagem de Spinelli, foi agredida por um homem após uma noite de sexo. "Isso aí não é mulher não, rapá... isso aí é outra coisa", disse Luizão. Embora a personagem esteja confirmada na novela, a autora faz mistério sobre o enredo e quando que ela entra no ar.

TRILHA SONORA

Mais uma vez as novelas da emissora levanta outra questão: a falta de boas músicas para embaladas os personagens. Em "Velho Chico" - Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa embladavam os principais personagens com gravações até da década de 1970. A situação se repetiu em "A Lei Do Amor" e agora em "A Força ado Querer", na trilha sonora tem músicas de Cindy Lauper (True Colors - 1986), Agepê (1993), Caetano Veloso (O Queeres - 1984) e Nana Caymmi (Dom de Iludir - 1976), a mais antiga é uma composição de 1965, Pra Você, desta vez gravada por Roberta Sá.

Confira abaixo o resumo da semana da novela que entra no ar hoje às 21h19.

PRIMEIRO CAPÍTULO
Eugênio (Dan Stulbach) avisa a esposa que viajará para o Acre com Ruy. Joyce (Maia Fernanda Cândido) orienta a sessão de fotos de Ivana. Eurico pede que Silvana pare de jogar. Joyce exibe Ivana no shopping. Ruy cai no rio durante a travessia de barco, e Eugênio se desespera. Zeca tenta ajudar Ruy, mas acaba sendo levado com ele pela correnteza. Bibi (Juliana Peas) reclama da ausência de Caio (Rodrigo Lombardi). Eugênio e Abel (Tonico Pereira) procuram por Ruy e Zeca. Caio vê Bibi beijar Rubinho (Emílio Dantas) e decide deixar o Brasil. Eurico (Humberto Martins) é avisado do acidente com o sobrinho e pede para Silvana (Lilia Cabral) falar com Joyce. Ruy e Zeca são resgatados e instruídos por um índio a tomar cuidado com o que vem das águas. Há uma passagem de tempo. Ruy (Fiuk), já adulto, e ao lado de Cibele (Bruna Nisemayer), relembra a história de seu afogamento. Dantas (Edson Celulari) comemora com Eugênio a união dos filhos. Joyce questiona Silvana sobre ela ter sido vista em uma mesa de pôquer. Eugênio anuncia que abandonará a empresa e Eurico fica furioso. Aurora (Elisângela) lamenta o casamento de Bibi com Rubinho. Ruy vai com Eugênio ao Pará. Joyce critica Ivana (Carol Duarte). Ao chegar de viagem, Zeca (Marcos Pigossi) é recebido com festa pelos moradores de Parazinho e vai atrás de Ritinha (Isis Valverde). Ruy e Zeca se encantam ao ver Ritinha nadando com os botos.

SEGUNDO CAPÍTULO
Zeca pergunta sobre Ritinha. Ritinha não consegue convencer Zeca a entrar no rio com ela. Abel não gosta quando o filho diz que se casará com Ritinha. Cibele avisa a Ruy que comprará uma cobertura para eles morarem após o casamento. Eurico afirma que Dantas quer se aproveitar da inexperiência de Ruy na empresa. Silvana sai para jogar pôquer. Ivana conta que vai entrar para o time de vôlei e se entristece com o desprezo de Joyce. Ritinha e Zeca dançam carimbo. Ruy pergunta por Ritinha e Zeca se irrita. Abel se desentende com Edinalva (Zezé Polessa). Ritinha percebe o olhar de Ruy e o provoca. Ruy leva Ritinha para passear e descobre que Zeca é caminhoneiro. Bibi fica encantada com o romantismo de Rubinho. Heleninha (Totia Meirelles) comenta com Joyce que seu irmão Caio voltará ao Brasil. Ruy contrata os serviços de Zeca. Abel comenta que gostaria de encontrar o índio que salvou a vida de seu filho. Bibi recebe uma carta de despejo. Ritinha pede para ir com Zeca para o Rio de Janeiro. Ruy vê Ritinha se despedir de Zeca.

TERCEIRO CAPÍTULO
Ritinha fica furiosa por Zeca não querer levá-la para o Rio de Janeiro. Nazaré afirma a Abel que convencerá o sobrinho a ficar em Niterói. Joyce pede para conversar com Simone sobre Ivana. Cibele leva um fora de Abigail quando fala sobre dieta. Ruy comenta com Zeca sobre seu casamento. Joyce questiona Simone sobre Ivana. Eurico exige que Junqueira não aceite o pedido de Dantas para que Cibele trabalhe na assessoria da presidência da empresa. Cirilo pega Caio no aeroporto. Bibi tenta conseguir dinheiro para pagar seu aluguel atrasado. Zeca vê Ritinha escondida em sua carroceria e a leva de volta para casa. Ruy tenta agarrar Ritinha, que entra no rio e é protegida pelos botos. Aurora entrega a Bibi um anel que a filha ganhou de Caio quando ainda estavam juntos. Ivana pede para ter uma conversa séria com Eugênio. Ritinha procura Ruy em sua pousada.

QUARTO CAPÍTULO
Ruy tenta ficar com Ritinha. Ivana pede para morar sozinha. Joyce discute com Eugênio. Zeca conversa com Nazaré sobre Ritinha. Ritinha diz a Marilda que irá para o Rio de Janeiro com Ruy. Silvana indica uma arquiteta para ajudar Eugênio com o projeto de seu escritório. Cirilo marca uma viagem com Caio. Aurora discute com Rubinho. Bibi e Caio se veem na rua. Bibi é assaltada no ônibus e acaba sofrendo um acidente. Eugênio fica feliz com o trabalho de Irene. Silvana avisa a Eurico que irá demorar para voltar para casa. Caio flagra Silvana em uma mesa de pôquer. Ritinha prepara um banho de ervas. Zeca chega ao Rio de Janeiro e leva Nazaré em casa. Ritinha não encontra Ruy no local marcado e decide ir atrás dele em Belém, acreditando que o encontrará antes dele embarcar para o Rio. Zeca se desespera ao saber da fuga da noiva. Ritinha chega a Belém. Caminhão de Zeca em blitz comandada por Jeiza.

QUINTO CAPÍTULO
Em ação como policial, Jeiza desafia Zeca, que fica furioso. Janete e Gislene falam mal de Ritinha na cidade. Edinalva tenta descobrir com Marilda informações sobre o paradeiro de sua filha. Ritinha não consegue encontrar Ruy e decide voltar para casa. Jeiza libera Zeca. Ruy volta para o escritório e Cibele se anima. Francineide convence Ritinha a passar a noite em Belém. Nazaré mente para que Zeca não volte ao Pará. Caio aparece na casa de Silvana e ela se desespera. Bibi discute com Aurora. Zeca descobre que Jeiza é filha da amiga de Nazaré e se incomoda. Abel conta para o filho o que aconteceu com Ritinha. Ritinha consulta uma rezadeira. Zeca decide terminar seu noivado e permanecer no Rio de Janeiro. Caio encontra Heleninha e conhece o sobrinho Yuri. Bibi é despejada de casa. Marilda conta que Zeca não voltará para o Pará e Ritinha decide ficar em Belém.

SEXTO CAPÍTULO
Francineide leva Ritinha até seu trabalho. Caio afirma a Junqueira que não quer voltar a trabalhar com comércio. Bibi dorme em um bar com Rubinho. Zeca se impressiona com Jeiza lutando. Ritinha pede para Francineide mentir para Edinalva sobre seu paradeiro. Jeiza não acredita que Zeca não tenha visto sua luta. Zeca afirma a Abel que não quer mais saber de Ritinha. Jeiza repreende Cândida por ter reatado com o namorado. Ivana se interessa por Cláudio. Eurico confidencia a Silvana que Dantas viu Eugênio almoçando com uma mulher. Ivana desiste de sair com Cláudio e Joyce se irrita. Heleninha reclama das fantasias de Yuri. Bibi tenta recuperar sua matrícula na faculdade. Silvana questiona Joyce sobre seu casamento com Eugênio e decide procurar Irene. Caio e Bibi se veem na faculdade. Zeca vê Ritinha trabalhando em um aquário, vestida como uma sereia.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.