Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

'Vale Tudo' estreava há 33 anos e se tornaria um marco na teledramaturgia brasileira

No dia 16 de maio de 1988 estreava a novela Vale Tudo, trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres, a trama substituiu Mandala, de Dias Gomes. Três dias antes da estreia, o hotel Palace Club ficou pequeno com a quantidades de estrelas na festa de lançamento da novela que viria a parar o país e a ser um dos maiores símbolos da qualidade da telenovela brasileira. Com o mote, "Vale a pena ser honesto no Brasil", os autores contavam a história de Maria de Fátima (Regina Duarte) que já no primeiro capítulo levava um golpe da própria filha.

A trama já foi reprisada inúmeras vezes, duas vezes na Globo e duas no Canal Viva, fora as exibições mundo à fora. O sucesso foi tamanho que a emissora coproduziu um remake latino chamado de Vale Todo, sem alcançar o sucesso esperado e isso vai ser dissecado pelo doutor em teledramaturgia brasileira e Latino Americana, Mauro Alencar, consultor também da Globo e referência no país.

Na entrevista abaixo, realizada no ano passado no mês que a novela chegou ao Globoplay, mas publicada apenas agora em comemoração ao 33 anos da trama. Alencar relembra o sucesso da novela e analisa os pontos grandiosos da história: "Vale Tudo certamente está entre as melhores novelas de todos os tempos. Felizmente a quantidade de boas produções é grande; ainda mais em um país que tornou-se exemplo de qualidade e variedade na produção de telenovela", conta. Alencar fala ainda sobre a atemporalidade deste grande sucesso, considerado por muitos como a melhor novela de todos os tempos.

"Sinceramente, todos os temas tratados em Vale Tudo ecoam nos tempos de hoje para qualquer espectador, mas com maior intensidade", explica o estudioso que é autor dos livros A Hollywood Brasileira - Panorama da Telenovela no Brasil e da coleção Grandes Novelas, versões romanceadas de telenovelas como Roque Santeiro, Pecado Capital e claro, Vale Tudo.

'Vale tudo' pode ser considerada a melhor novela de todos os tempos?
MAURO ALENCAR: Vale Tudo certamente está entre as melhores novelas de todos os tempos. Felizmente a quantidade de boas produções é grande; ainda mais em um país que tornou-se exemplo de qualidade e variedade na produção de telenovela. Então não existe 'a melhor' e sim 'o grupo das melhores', com diferentes características e gêneros narrativos.

Quem matou Odete Roitman? Você lembra deste debate na época? Pode nos contar sobre a época em si?
MAURO ALENCAR: Sim, até porque o impacto da morte de Odete Roitman, uma personagem despertava 'amor e ódio' ao mesmo tempo. Para ser honesto, creio que na maioria das vezes um amor muitas vezes não assumido; devido à composição perfeita da personagem tanto no texto quando na direção e, em particular, pela grandiosidade verídica trazida por sua intérprete: Beatriz Segall. Sim, a atriz imortalizou a personagem. De qualquer maneira, ainda que o assunto tivesse dominado as conversas por todos os cantos do Brasil, não houve tempo para muito debate porque a novela teve 204 capítulos e a personagem foi assassinada no capítulo 193, exatamente no dia 24 de dezembro de 1988.


O  que você destaca em 'Vale Tudo' para web-espectador (telespectador do Streaming) prestar atenção?
MAURO ALENCAR: Sinceramente, todos os temas tratados em Vale Tudo ecoam nos tempos de hoje para qualquer espectador, mas com maior intensidade; e com a diferença de que estamos mais alertas em um mundo altamente conectado por meio de inúmeras plataformas de comunicação. Isso traz à tona o mar de lama resultante de um sistema político e social sem ética e descontrolado.

LEIA MAIS

Você pode compartilhar algo sobre 'Vale Tudo' do seu acervo? Que conteúdo da novela você tem?
MAURO ALENCAR: De tudo o que conversamos, e o assunto foi  tema para tese (diga-se de passagem participei de banca de doutorado sobre Vale Tudo na PUC do Rio de Janeiro), preciso registrar que em Cuba – palco de divulgação de nossas novelas para a América Latina desde Escrava Isaura (1976)-, o governo resolveu legalizar em 1995 uma rede de restaurantes privados que funcionava clandestinamente desde 1993. Esses restaurantes  têm o nome de 'Paladar', assim chamados por conta do nome da empresa de alimentos da personagem Raquel Acioli. Atualmente, em Havana, encontramos diversos 'Paladares' com excelentes pescados e 'arroz criollo'! Além desse registro, em meu Acervo tenho a versão romanceada da novela na Alemanha. E eu próprio romanceei a novela em 2008 para a coleção Grandes Novelas (compre aqui).


Postar um comentário

0 Comentários